Fechar
GP1

Piauí

III Edição do Castramóvel realiza 691 atendimentos em Parnaíba

Os animais passarão por exames e consultas antes de passarem pela castração e implantação de microchip.

O projeto Itinerante Piauí Pet Castramóvel superou a meta de 500 atendimentos em sua segunda edição, no município de Parnaíba, nos dias 5 e 6 de outubro. Ao todo, 691 animais passaram pelo cadastro e triagem nos dois dias da ação e serão encaminhados para os exames e consultas antes de passarem pela castração e implantação de microchip.

A ação contou ainda com o projeto Circuito Pet, sendo ambos promovidos pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira. A programação foi realizada em anexo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na Rua Mark Jacob, das 9h às 11h e das 14h às 18h.

Por meio do programa de castração e implantação de microchip, o Governo, por meio da Semarh, tem promovido controle e monitoramento da reprodução de cães e gatos em todo o estado, além de evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destaca que o Castramóvel tem superado as expectativas, gerando resultados notáveis. "Além de toda a atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, principalmente daqueles em situação de rua, o Piauí Pet Castramóvel traz um avanço tecnológico com a implantação do microchip, para que o trabalho aconteça de forma continuada, com monitoramento dos animais atendidos", afirmou.

A senhora Maria do Socorro levou seu pet, um cachorro cujo nome é Neném, e destacou a satisfação pelo acolhimento que recebeu, junto ao seu pet, durante o projeto. “Fui muito bem acolhida aqui, assim como meu filhinho, e achei esse projeto maravilhoso”, disse. “A castração dos nossos animais é muito importante e a cidade de Parnaíba está precisando muito”.

Katiucia Pires é voluntária na Organização não Governamental (ONG) Amigos de Patas, em Luís Correia, e também marcou presença na segunda edição do Piauí Pet Castramóvel levando alguns cães para serem cadastrados. “Essa iniciativa do Governo é de suma importância porque em Parnaíba e região, muitas pessoas não podem castrar seus animais, tampouco animais de rua, para o controle populacional”, explicou Katiucia que completou “espero que todo mundo se conscientize de que a única solução é a castração e conscientização”.

O projeto itinerante seguirá com ações nos próximos meses em outros municípios do Estado, com previsão de ainda atender mais de 2 mil animais no Piauí até o fim de 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.