Fechar
GP1

Piauí

Quase 12 mil piauienses podem iniciar a renegociação do Fies

O sistema de adesão estará disponível até o dia 31 de maio de 2024.

A partir desta segunda-feira (20), 11.974 estudantes piauienses que estão devendo ao Fies - Fundo de Financiamento Estudantil vão poder renegociar as dívidas com até 99% de desconto, caso ela seja paga integralmente. O sistema de adesão estará disponível até o dia 31 de maio de 2024.

Para isso, os interessados têm que procurar o banco responsável pelo financiamento. Esse contato pode ser presencial, por telefone ou pelo aplicativo. O Fies é oferecido pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

O Governo Federal sancionou a lei que disponibilizou a renegociação de dívidas para contratos no Fies que foram estabelecidos até 2017 e que estão em fase de amortização até o dia 30 de junho de 2023.

A espera do Ministério da Educação é por uma grande adesão ao programa. A pasta ressalta que o prazo para renegociação das dívidas vai até 2024.

“O prazo para renegociação pelos nossos estudantes, pelos formados, pelos que tiveram acesso ao Fies, fica aberto até 31 de maio de 2024. Então, é um prazo mais elastecido justamente para trazer mais conforto e maior possibilidade também para renegociar. Às vezes, não tem o dinheiro agora para fazer a renegociação, mas com o 13º, início do ano, pode ser que surja e aí mais oportunidade para o pessoal quitar as dívidas”, diz a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba.

O que diz a lei?

O texto da lei prevê que no caso de débitos com mais de 90 dias de atraso, haverá desconto de 100% dos encargos e até 12% do valor principal. Caso se opte por realizar o pagamento de maneira parcelada, poderá ser solicitado até 150 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas, mas sem a redução do valor principal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.