Fechar
GP1

Piauí

PM faz operação para combater pesca irregular no sul do Piauí

A ação foi realizada em conjunto com a Semar e o Ibama para impedir práticas de pesca predatória.

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Ambiental (CPA), realizou a primeira etapa da “Operação Piracema”, com o intuito de impedir as práticas de pesca predatória durante a época de reprodução dos peixes. A ação foi feita em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Ibama.

A primeira fase da operação foi realizada entre os dias 17 e 24 de novembro, nas cidades de Santa Filomena, Uruçuí e Guadalupe. O termo “piracema” se refere à época em que os cardumes sobem até as cabeceiras dos rios para realizar a desova e a reprodução.

Por isso, é proibido durante o período de 15 de novembro a 24 de março de 2024 a captura ou pesca desses peixes em lagos, lagoas e reservatórios. A medida é determinada pela Legislação do Ministério do Meio Ambiente.

A primeira fase foi realizada nos municípios do sul do estado do Piauí. As autoridades apreenderam 1.200 metros de rede de espera, 300 metros de espinhel e 7 quilos de pescado, que foi doado para um hospital.

"Para nós aqui ela iniciou no dia 15 de novembro e vai até o dia 16 de março (2024). No último dia 17, nós da Polícia Ambiental, juntamente com o Ibama e a Semar, realizamos uma operação conjunta, a primeira etapa, de combate a esse tipo de crime. Nós percorremos mais de 2 mil quilômetros, nos deslocamos de Teresina e fomos até o município de Santa Filomena, percorremos boa parte do rio Parnaíba, o rio Uruçuí preto e o lago da Barragem de Boa Esperança", declarou o major Paulo Silas, chefe da divisão administrativa da CPA e especialista em gestão de Meio Ambiente.

Determinação

Segundo o Ibama, é permitido o desembarque ao dia de até 5 quilos de peixe por pescador. Caso ele seja flagrado com uma quantidade maior do que a estipulada, ele poderá perder o produto da pescaria e o material, ter as embarcações apreendidas, multa ou prisão de 1 a 3 anos.

Os pescadores profissionais podem utilizar apenas linha de mão, anzol, vara ou tarrafa para capturar as iscas, com malha entre 20 e 30 mm e altura máxima de 2 m. Já os simples estão autorizados em usar apenas linha de mão ou caniço simples.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.