Fechar
GP1

Piauí

Piauí começa a expedir novo modelo da Carteira de identidade

Na nova versão, a identidade irá reunir em um só documento dados como o título de eleitor e a CNH.

Os piauienses agora têm acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por meio do Instituto de Identificação do Piauí. A nova carteira de identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o Brasil, com o objetivo de unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Atualmente, os cidadãos podem emitir um RG diferente em cada Estado, mas haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão do novo documento.

Na nova versão, a identidade reunirá num só documento dados como o título de eleitor, carteira nacional de habilitação, numeração da carteira de trabalho e previdência social, além do NIS/PIS/Pasep.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Carteira de Identidade
Carteira de Identidade

O novo modelo de identidade ainda é opcional, não havendo obrigatoriedade. O prazo de validade é de 10 anos, assim como o RG, e permitirá aos usuários a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário apresentar o passaporte.

Para solicitar o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento original com selo de verificação (ambas as certidões devem estar dentro do prazo de validade de 10 anos), um comprovante de residência e o número do CPF. A primeira via é gratuita, já a segunda via custa R$ 20,60.

Para quem optar por incluir as numerações de outros documentos na nova identidade, é preciso levar a versão física dos seguintes documentos: NIT, PIS, PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (no caso dos homens) e Cartão do SUS.

Outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser incluídos no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho e apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

A emissão do documento já está acontecendo em quase todos os municípios do estado. O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido nas versões física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. O documento em formato digital é obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. A primeira via é gratuita, já a segunda via custa R$ 21,60.

Confira os postos de Teresina para que você adquira o novo RG:

Sede do Instituto de Identificação do Piauí Félix Pacheco, na Praça Saraiva;

Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty;

Anexo do Espaço Auto Mall, na Av João XXVlll;

Anexo do 24° Distrito Policial, Dirceu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.