Fechar
GP1

Piauí

Dr. Vinícius oferece café da manhã pelo Dia da Liberdade de Imprensa

O evento aconteceu, na manhã desta quarta-feira (03), e contou com a presença de diversos jornalistas.

O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) ofereceu, nesta quarta-feira (03), um café da manhã para os jornalistas em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade da Imprensa. O evento aconteceu no Gran Hotel Arrey, na zona leste de Teresina.

Dr. Vinicius destacou a importância desde dia para o jornalista e o papel do profissional da imprensa. “Hoje é uma data muito importante, o dia da liberdade de imprensa é um marco no nosso país porque a gente entende que o jornalismo profissional tem o papel fundamento na manutenção do equilíbrio social”, afirmou.

Foto: Alef Leão/GP1Dr. Vinícius
Dr. Vinícius

“A gente resolveu fazer esse café para ouvir os jornalistas. Estivemos com o presidente do sindicato dos jornalistas que nos colocou várias pautas importantes sobre a necessidade de fortalecimento da categoria”, pontuou Dr. Vinicius.

Ainda segundo o deputado estadual, um dos objetivos é ouvir os jornalistas para que seja produzida uma proposta à Câmara Federal. “A nossa função hoje é escutar os jornalistas, comemorar o dia da liberdade de imprensa com o jornalismo livre do Piauí para que a gente saia daqui com a moção para levar até a bancada federal sobre o que é do interesse do nosso jornalismo do Piauí”, explicou Dr. Vinicius.

“Eu, como deputado estadual, tenho essa obrigação eu não faço parte da votação Federal, mas tenho responsabilidade civil de escutar o posicionamento dos nossos jornalistas, transformar isso em uma moção e levar a até a nossa bancada federal", garantiu Dr. Vinicius.

Foto: Alef Leão/GP1Café da manhã aos jornalistas
Café da manhã aos jornalistas

Dr. Vinicius defendeu ainda o PL da Fake News que cria novas regras para a moderação de conteúdo por parte das plataformas digitais. "Nós vivemos nos últimos anos momentos muito ruins. No momento em que a população mundial mais precisou que foi na pandemia de 2020 para cá, o que aconteceu? Começaram a sair notícias, sem controle na internet e que causaram danos: baixaram o número de vacinas no país, não só da covid. As fake news tomaram forma sem controle nenhum, utilizando blogs sem assinatura, e sendo espalhada para grupos e muita gente foi ferida com isso", ressaltou.

"Então, esse PL precisa ser discutido, mas a gente precisa aqui no Piauí comemorar nossa imprensa livre, escutar nossa imprensa, e gerar documento para que a gente leve até nossa bancada federal para que ela saiba o que pensa quem faz o jornalismo no nosso estado", explanou.

Sindicado dos Jornalistas

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí (Sindjor-PI), Luiz Carlos, esteve presente no evento e falou do papel do jornalista. “A democracia brasileira é um resultado do nosso papel como jornalista, esse dia é muito importante para essas pautas que estamos vivemos no país, como o PL das Fake News”, ressaltou.

Foto: Alef Leão/GP1Luiz Carlos, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí
Luiz Carlos, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí

“Nós estamos defendendo também a PEC do diploma, que está novamente no Congresso, estamos correndo atrás dos deputados federais do Piauí para garantir voto na PEC. Eu acredito que esse vai ser o ano de muitas conquistas dos jornalistas brasileiros, sobretudo, a garantia do exercício profissional”, completou Luiz Carlos.

O sindicalista defende ainda que os profissionais que atuem em mais de um meio de comunicação dentro de um grupo recebam por cada trabalho exercido. “Hoje, você trabalha em um meio de comunicação, no qual você trabalha no rádio, no portal, na TV e em outras plataformas para ganhar apenas um salário e isso é um absurdo”, afirmou Luiz Carlos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.