Fechar
GP1

Piauí

PRF autua motoristas de veículos de carga por crime ambiental no Piauí

A ação policial aconteceu entre os dias 20 e 29 de junho, em alusão ao mês do meio ambiente.

Em alusão ao mês do meio ambiente, a Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF) deflagrou operação de combate aos crimes ambientais, que ocorreu entre os dias 20 e 29 de junho. Durante esse período, os agentes participaram de treinamento sobre a fiscalização de atividades que poluem o meio ambiente.

O objetivo da ação foi capacitar e aprimorar o trabalho dos policiais para atuar na identificação das irregularidades nos sistemas de tratamento de gases de veículos de carga. O treinamento foi realizado nas cidades de Teresina, Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano, oportunidade em que aprenderam a fiscalizar dois combustíveis específicos: Arla 32, composto que controla emissão de óxidos de nitrogênio, e Diesel S10.

Foto: Divulgação/PRFTreinamento da PRF para fiscalização de combustíveis
Treinamento da PRF para fiscalização de combustíveis

Ao todo, 72 veículos de carga passaram pela fiscalização do órgão, o que resultou na constatação de 97 infrações e 13 veículos com o sistema de controle de emissão de gases poluidores irregulares. Diante disso, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) que serão encaminhados ao Ministério Público do Piauí e Ibama, para que sejam tomados os procedimentos cabíveis.

Foto: Divulgação/PRFTeste com negro de Eriocromo T atesta adulteração no combustível Arla 32
Teste com negro de Eriocromo T atesta adulteração no combustível Arla 32

Alguns apresentavam sistema de controle de emissões inoperante, falta do fusível do sistema de pós-tratamento. Através do teste com negro de Eriocromo T também foi constatado combustível adulterado, e com desvio dos gases por alteração do sistema de escapamento, alternativa utilizada por muitos que pretendem reduzir custos operacionais, e que acaba sendo extremamente nocivo ao meio ambiente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.