Fechar
GP1

Piauí

IPMT apresenta medida a Dr. Pessoa para sanar déficit da instituição

O presidente do IPMT, Kennedy Glauber, esteve presente em solenidade da prefeitura e apresentou a medida.

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresina (IPMT), Kennedy Glauber, participou, na última quinta-feira (3), de solenidade no Salão Nobre do Palácio da Cidade. Na ocasião, além de realizar o lançamento do edital para o concurso da instituição, ele apresentou uma proposta de criação de um Fundo Nacional de Recuperação do RPPS (FNRRPPS), para sanar o déficit atuarial da instituição.

Em entrevista ao GP1, Kennedy falou sobre a pesquisa que o IPMT fez no Brasil inteiro a respeito do assunto. “Nós fizemos uma pesquisa no Brasil como um todo e percebemos que essa situação do déficit atuarial acontece também em instituições de outros municípios, não apenas aqui na nossa capital”, declarou o presidente do IPMT.

Foto: Alef Leão/GP1Kennedy Glauber, presidente do IPMT, falou sobre a quantidade de vagas para preenchimento imediato e para o cadastro de reserva
Kennedy Glauber, presidente do IPMT, falou sobre a Medida Provisória apresentada

Com isso, a entidade piauiense resolveu propor uma Medida Provisória (MP), em âmbito federal, com o intuito de angariar valores que servirão para auxiliar no custeio dos regimes próprios de previdência em todo o país. Os recursos serão oriundos da taxação das apostas online.

“Nós temos conhecimento de que uma parte desse recurso está sendo destinado para o INSS e entendemos que é um momento oportuno para requerermos para os Regimes Próprios de Previdência Social”, declarou Kennedy. “Essa receita chegando, será benéfico não apenas para Teresina, mas para todo o Brasil. Por isso, estamos trazendo a proposta para o prefeito Dr. Pessoa e ele com seu grupo político vai avaliar a melhor forma de trabalhar essa questão lá no Ministério da Previdência Social”, continuou o presidente.

O presidente da instituição ainda explicou que “o déficit atuarial é um número que indica, por exemplo, o recurso que a instituição precisaria ter em caixa para assegurar o pagamento de todas as aposentadorias e pensões da massa de servidores”.

Por fim, Kennedy falou sobre a expectativa de que o projeto siga adiante. “Temos uma expectativa muito positiva. Nós já estamos conversando com outros institutos, com a próprio presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), e eles mostraram bastante interesse nessa proposta”, concluiu Kennedy Glauber.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.