Fechar
GP1

Piauí

"Diminuímos em 59% o desmatamento ilegal no Piauí", diz Daniel Oliveira

A declaração foi dada pelo secretário da Semarh durante o seminário "Cerrado Vivo" nesta quarta (13).

Alef Leão/GP1 1 / 10 Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes
Alef Leão/GP1 2 / 10 Secretário Estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira Secretário Estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira
Alef Leão/GP1 3 / 10 Secretário Estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira em evento do Cerrado Secretário Estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira em evento do Cerrado
Alef Leão/GP1 4 / 10 Kit de brigadistas entregues durante a solenidade Kit de brigadistas entregues durante a solenidade
Alef Leão/GP1 5 / 10 Equipamentos para contenção de queimadas Equipamentos para contenção de queimadas
Alef Leão/GP1 6 / 10 Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro.
Alef Leão/GP1 7 / 10 Daniel Oliveira e Felipe Gomes Daniel Oliveira e Felipe Gomes
Alef Leão/GP1 8 / 10 Apresentação do Seminário Cerrado Vivo nesta quarta (13) Apresentação do Seminário Cerrado Vivo nesta quarta (13)
Alef Leão/GP1 9 / 10 Público durante a apresentação dos dados ambientais de 2023 Público durante a apresentação dos dados ambientais de 2023
Alef Leão/GP1 10 / 10 Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresenando os dados ambientais de 2023 Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresenando os dados ambientais de 2023

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou na manhã desta quarta-feira (13), o Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. O objetivo da solenidade é apresentar à sociedade e ao público interno e externo da pasta os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma Cerrado no Estado.

A iniciativa atende ainda a duas metas do Governo, sob coordenação da pasta: Zooneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais. O secretário estadual do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, detalhou os avanços da pasta ambiental e como está sendo realizado o monitoramento do desmatamento ou supressão vegetal no estado do Piauí.

“Nesse debate sobre o Cerrado do Piauí vamos apresentar dados e estatísticas sobre o desmatamento, ressaltando que conseguimos diminuir em 59% o desmatamento ilegal no Piauí. Em contrapartida, 80% das supressões vegetais que aconteceram em 2023 no Piauí, foram autorizadas pelo órgão ambiental competente. Isso se deve a 3 fatores principais: o aumento da fiscalização, com a Operação Cerrado Vivo 1 e 2; a integração das instituições Semarh, Polícia Civil, Polícia Militar e os órgãos ambientais; o monitoramento por satélite: toda área que tem supressão ambiental no Piauí é monitorada 24h”, destacou Daniel Oliveira.

Durante a programação do Seminário, foram entregues equipamentos e materiais a brigadas municipais localizadas na região dos Cerrados no Piauí, para o fortalecimento do trabalho de preservação do bioma. O Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes, o Relatório de Desmatamento no Piauí explicou como estão sendo realizadas as denúncias dos crimes ambientais.

“O combate popular é feito através dos canais de denúncias. Mas o principal são os alertas das imagens de satélite. Assim que é identificado que está havendo um desmatamento a Semarh vai a campo para averiguar e tomar as medidas cabíveis sobre a situação e punir os envolvidos”, esclareceu Felipe Gomes.

Também foi apresentado pelo Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh o Relatório de Desmatamento no Piauí no primeiro semestre de 2023, com ênfase para o Cerrado. Os resultados das operações Cerrado Vivo, realizadas pela pasta neste ano, também serão apresentados durante o evento.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.