Fechar
GP1

Piauí

Cuidar de quem ama: atenção aos idosos durante o B-R-Ó Bró em Teresina

Idade avançada exige atenção redobrada durante o período em que a cidade bate recordes em calor.

Não há dúvidas que a temperatura em Teresina está cada vez mais alta, por isso, estar atento aos cuidados necessários durante esse período se torna algo imprescindível. Obviamente, além da preocupação com nós mesmos, também há a vontade de cuidar das pessoas que nos cercam durante esse “B-R-O Bró”, especialmente aqueles mais vulneráveis, e que depois de tanto tempo cuidando dos outros, acaba chegando a época em que precisam de cuidados.

O período, que é considerado crítico no Nordeste, levanta o alerta para as pessoas idosas por conta das altas temperaturas, que chegam a registrar uma média de 40° C. Nessa situação, os idosos correm um maior risco de sofrer com desidratação, ressecamento e outros problemas provocados pelo calor intenso.

Foto: Banco de imagensIdosos
Idosos

Segundo a geriatra Glenda Moreira, que atua no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), a idade avançada acaba fazendo com que a pessoa perca a sensação de sede. Diante disso, é necessário que cuidadores ou o próprio idoso fiquem atentos à ingestão de água, que deve ser ingerida regularmente, com cerca de 100ml a 200ml a cada duas ou três horas.

Outro aspecto que deve ser avaliado é o tempo de exposição ao sol e o trabalho no combate às altas temperaturas. “Este é um dos grandes problemas do aquecimento: quando não cai a temperatura à noite. Os fatores de complicação são: desidratação, desestabilização das doenças crônicas, inclusive hipertensão arterial, aumento de risco de doença de pele, ressecamento, tudo tem a ver com o calor excessivo”, detalhou a geriatra.

Diante disso, é recomendado que durante a noite banhos refrescantes se tornem rotineiros, além de medidas que possam melhorar a umidade do ambiente, como umidificar o quarto com toalhas molhadas ou com balde de água, além da higienização de ventiladores e ar-condicionados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.