Fechar
GP1

Piauí

Presidente da APPM orienta municípios com relação aos gastos no Carnaval

"Que usem recursos de emendas específicas, tanto da Secult, como destinadas por deputados", disse.

Com a aproximação do Carnaval 2024 e tendo em vista a baixa arrecadação dos municípios piauienses, o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Toninho de Caridade, recomendou aos gestores municipais cuidado com os gastos públicos. Em conversa com o GP1, o gestor disse que para realizar prévias carnavalescas, o ideal seria o uso de emendas específicas para as atividades.

“A APPM está recomendando aos gestores que já têm a tradição de fazer prévias carnavalescas, e sabemos que em torno de 30% dos municípios piauienses fazem esses eventos, que façam apenas com recursos de emendas específicas para isso, tanto da Secult, como também aquelas destinadas por deputados estaduais e federais. Então, recomendados que eles se abdiquem de usar recursos próprios [do município]” explicou Toninho de Caridade.

Foto: Lucas Dias/GP1Presidente da APPM, Toninho de Caridade
Presidente da APPM, Toninho de Caridade

O presidente da APPM disse ainda que embora tenha previsão de aumento estimado de 15% no Fundo de Participação do Município (FPM), por consequência, também haverá uma elevação nas despesas de cada cidade piauiense.

“Os municípios têm uma perspectiva de aumento de receita, mas previsão é previsão. Além disso, em contrapartida, há previsões de maiores despesas. O salário mínimo, por exemplo, aumentou e automaticamente, aumenta os encargos e isso tem impacto nas contas públicas. Então, mesmo com o aumento do FPM estimado em 15%, há impactos com despesas novas, como reajustes. Portanto, tem que haver equilíbrio, previsibilidade. Então, reitero que recomendamos aos municípios que se abdiquem de gastar em eventos festivos com recursos próprios e procurem seu deputado, ou então a Secretaria de Cultura do estado para fazer parceria”, orientou Toninho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.