Fechar
GP1

Piauí

Piauí pode ter mês de maio com chuvas acima da média, aponta Inmet

Previsão pode beneficiar safra de grãos, pois a umidade do solo está satisfatória nos últimos meses.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima da média para o mês de maio em grande parte do Brasil, incluindo o Piauí, parte da região do Matopiba. Esta previsão pode beneficiar a safra de grãos 2023/24, já que a umidade do solo tem sido satisfatória nos últimos meses, favorecendo o desenvolvimento de culturas como soja, milho, algodão e arroz.

No extremo-norte e sul da Região Norte, norte da Região Nordeste, Região Centro-Oeste e interior da Região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná, a previsão é de chuva próxima e abaixo da média. No entanto, eventos de chuva não estão descartados na parte norte e leste da Região Nordeste, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Nas regiões Sul, leste de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso do Sul, são previstos acumulados de chuva acima da média para o mês de maio/2024, o que pode favorecer o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e segunda safra, mas pode interromper a colheita em algumas áreas. Na parte oeste do Paraná, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras, o que pode afetar o desenvolvimento dos cultivos.

A previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o País, principalmente na porção central do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 22ºC. Para a Região Sul são previstos valores menores, inferiores a 20ºC.

Em áreas de maior altitude da Região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.