Fechar
GP1

Polícia

Site da UFDpar fica fora do ar depois de ataque hacker

A reportagem do GP1 conversou com o reitor da UFDpar, João Paulo Sales, que confirmou o ocorrido.

No início da tarde desta terça-feira (12), o site da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar) sofreu um ataque cibernético e ficou indisponível por alguns minutos. Esse ataque hacker foi motivado pelas alegações veiculadas na rede de comunicação CNN, que afirmava que a UFDpar, juntamente com outras instituições de ensino brasileiras, teria supostamente ocultado informações relacionadas a casos de assédio e importunação sexual. Portanto, o ato seria uma forma de protesto contra essas acusações.

A reportagem do GP1 conversou com o reitor da UFDpar, João Paulo Sales, que confirmou o ocorrido e comunicou que a Polícia Federal já está investigando caso.

Foto: Google MapsUniversidade Federal Delta do Parnaíba
Universidade Federal Delta do Parnaíba

“Então, após a matéria da CNN nós enviamos uma nota de esclarecimento, mas ainda sim eles entenderam que nós não respondemos. Depois da publicação, sofremos a ameaça do ataque, inclusive prestamos um boletim de ocorrência. Hoje, ao meio dia, a ameaça se concretizou. Nosso time de TI resolveu a questão minutos depois e o site foi restabelecido. Já identificamos o IP de quem orquestrou e levamos à Polícia Federal”, destacou o reitor ao GP1.

A instituição informou que vai emitir uma nota oficial sobre o ataque cibernético nas próximas horas.

As ameaças

O indivíduo se identificou como Azael e anunciou o ataque para alguns meios de comunicação de Parnaíba via e-mail, como do portal de notícias PHB em Nota. Ele se autodenomina um Hacker Ofensivo do coletivo Anonymous.

Mensagem de Azael:

"Olá! Me identifico como Azael, Hacker Ofensivo do coletivo Anonymous.

Gostaria de comunicar que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (www.ufdpar.edu.br) enfrentará um ataque cibernético temporário em seus portais (ficarão offline) em virtude da identificação de um caso de ocultação de informações relacionadas a assédio sexual, conforme publicado pela CNN. Essa medida se faz necessária devido à grave situação envolvendo a ocultação dessas informações, pois a informação desempenha um papel fundamental na promoção de medidas eficazes para combater casos de assédio sexual dentro das escolas e universidades e garantir a proteção das vítimas. É por meio dela que se torna possível compreender a complexidade dessas situações, identificar padrões e estabelecer estratégias que visem à prevenção e à minimização dos danos causados às vítimas. O portal será derrubado por volta de 12h do dia 12/09/2023 (horário de Brasília)

Compartilho essa informação com o intuito de esclarecer de forma transparente o verdadeiro motivo por trás do ataque cibernético, visando garantir que todos compreendam plenamente a situação em questão. Esperamos que isso não seja verdade. E se for, que a instituição e as autoridades tomem as devidas providências."

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.