Fechar
GP1

Política

Prefeitura promove Conferência para debater qualidade da saúde em Picos

Evento foi aberto ontem à noite pelo prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB) e prossegue até este sábado, 16 de abril.

No momento em que a administração “Ordem e Progresso” é alvo de várias denúncias de má aplicação dos recursos públicos na área da saúde, a Prefeitura de Picos promove no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), a VI Conferência Municipal de Saúde justamente para debater os desafios para uma assistência de qualidade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Público lota auditório do CTD durante abertura da conferência(Imagem:José Maria Barros/GP1)Público lota auditório do CTD durante abertura da conferência
Ao final do encontro, amanhã 16 de abril, serão escolhidos os delegados que participarão da 6ª Conferência Estadual de Saúde que ocorrerá no período de 13 a 15 de outubro, em Teresina. Nesta oportunidade serão escolhidos os delegados para a Conferência Nacional prevista para o 30 de novembro, em Brasília.
Imagem: José Maria Barros/GP1Estandes mostram serviços prestados pela Secretaria de Saúde em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estandes mostram serviços prestados pela Secretaria de Saúde em Picos
A Conferência Municipal de Saúde foi aberta às 19 horas de ontem pelo prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), que atribuiu os problemas enfrentados pelo município na assistência à saúde à falta de recursos e, defendeu a volta da CPMF ou outro imposto que possa destinar mais dinheiro para a área.
Imagem: José Maria Barros/GP1Autoridades prestigiam abertura da conferência(Imagem:José Maria Barros/GP1)Autoridades prestigiam abertura da conferência
Em Picos, a Secretaria Municipal de Saúde é a pasta onde são destinados maior volume de recursos. Só para se ter uma idéia disso, de acordo com o Orçamento-Programa para o exercício financeiro deste ano, que é de 105.510.200,00, somente para a saúde foram destinados R$ 42.363.000,00, ou seja, mais de 40% do total.

Além do prefeito Gil Paraibano, estavam presentes na abertura oficial do evento a secretária municipal de Saúde Hildegardes Gomes de Medeiros Borges, a Maninha; deputada estadual Belê Medeiros (PSB), vereador José Luís de Carvalho (PV), presidente do Conselho Municipal de Saúde Giovana Pereira, profissionais da saúde, estudantes e representantes dos vários segmentos da sociedade civil organizada.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito Gil Paraibano cobra mais recursos para Saúde(Imagem:José Maria Barros/GP1)Prefeito Gil Paraibano cobra mais recursos para Saúde
A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e reúne, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema, além de propor diretrizes para a formulação das políticas locais da área.

Na parte externa do auditório da CTD, a organização do evento instalou onze estandes para mostrar ao público visitante os serviços que são ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, dentre os quais o Samu, PSF, Farmácia Popular, Hospital Dia, CAPS-AD, Programa de Combate a Tuberculose, Programa de Controle de Hipertensão Arterial e Centro de Testagem e Aconselhamento.
Imagem: José Maria Barros/GP1Conferência de Saúde reune usuários e gestores do SUS(Imagem:José Maria Barros/GP1)Conferência de Saúde reune usuários e gestores do SUS
Ainda como parte da programação de abertura, a secretária municipal de Saúde Hildegardes Medeiros falou dos objetivos da Conferência e o médico Pascoal Gomes da Cosa Neto fez uma palestra abordando o tema: “Saúde em Picos: Desafios para uma Assistência de Qualidade”.
Programação

Dia 15/04 – 08:00h (sexta-feira):
Leitura e Aprovação do regimento interno da Conferência.
Palestra: Acesso e acolhimento com qualidade. Um desafio para o SUS.
Palestrante: Lúcia Vilarinho
Palestra: A gestão do SUS no Território do Vale do Rio Guaribas,
Palestrante: Ana Eulálio M. Amorim
Intervalo para o almoço
Tarde – 14:00h:
Palestra: O controle Social na teoria e na prática
Palestrante: José Ivo Pedrosa
Formação Grupos de Trabalhos.
Dia 16/04 – 08:00h (sábado)
Continuação dos trabalhos em grupos
Consolidação das diretrizes aprovadas nos trabalhos em grupos
Intervalo para o almoço
Tarde – 14:00h:
Plenária Final – Aprovação das diretrizes e moções, escolhas dos delegados para a Conferencia Estadual de Saúde.
Os escolhidos com direito a voz na Conferência Municipal de Saúde são 48 delegados, sendo 32 do Conselho Municipal (titulares e suplentes) e 16 por eleição.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.