Fechar
GP1

Política

"É um assunto muito polêmico, mas sou a favor do debate", diz João Vicente sobre a divisão do Piauí

O senador disse que assim como existe um projeto para Piauí, há outros estados que estão passando pela mesma situação.

Segundo o Correio Braziliense, está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o projeto que pretende convocar plebiscito para que o eleitorado do Piauí decida sobre a divisão do Piauí e a criação do estado do Gurgueia. O texto é de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB).

Em entrevista ao portal GP1, o senador explicou um pouco mais sobre o projeto. “Esse é um texto de 2007. Eu sei que é um assunto muito polêmico, mas eu sou a favor do debate sobre a criação do Estado de Gurguéia. O mesmo caso já aconteceu em Mato Grosso e Tocantins, onde se criou novos estados, e não houve uma divisão e sim um aumento. Pois os estados acabaram sendo beneficiados e cresceram muito mais. Esse é um assunto muito polêmico e que não é fácil, mas é preciso haver a discussão”, disse.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Vicente Claudino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Vicente Claudino

O senador disse que assim como o projeto do Piauí, existe outros estados que estão passando pela mesma situação. Apesar do projeto estar próximo de ser votado no CCJ, pode ser que a decisão pelo plebiscito não aconteça neste ano, pois depois do CCJ, o assunto ainda deve ser levado para votação entre os senadores.

“Esse é um assunto onde vários estados passam, recentemente teve o estado do Pará, onde houve o plebiscito para a divisão e a criação do Estado dos Carajás, onde a maioria não aceitou e acabaram votando contra, então é a população que decide”, finalizou o senador João Vicente Claudino em entrevista ao portal GP1.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.