Fechar
GP1

Política

Delator relata cobrança de Eunício:‘Isso tem custo de 5 milhões’

Ricardo Saud teria pago 5 milhões de reais ao presidente do Senado para fazer alterações em uma medida provisória.

O diretor da JBS, Ricardo Saud, disse em depoimento na delação premiada à Procuradoria-Geral da República que pagou R$ 5 milhões ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) para modificar uma medida provisória (MP) em benefício de um grupo de frigoríficos, nos anos de 2012 e 2013.

A MP em que o Saud se refere, é sobre créditos presumidos de PIS e Cofins para o setor. No texto original, segundo delator, iria privilegiar uma empresa falida da região Sul, que receberia 100 milhões de créditos presumidos de PIS e Cofins. Porém, ele foi até Eunício junto com representantes da associação do setor para alterar o texto de maneira que outras empresas, a JBS entre elas, se beneficiassem financeiramente.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoSenador Eunício OliveiraSenador Eunício Oliveira

Quando foi procurado sobre assunto, segundo Saud, o presidente do Senado disse que a alteração na medida provisória teria um custo. “Ele falou: ‘Olha Ricardinho, isso aí você sabe, tem um custo aí. Vamos fazer um custo aí de uns 5 milhões. Isso aí é muito pouco'”.

Segundo a Veja, o diretor da JBS disse que o dinheiro foi pago, conforme combinado com Eunício, que era o então relator da MP. “Pagamos direitinho, fizemos doações simuladas oficiais para ele, que ele era o tesoureiro do PMDB”.

Todos os recibos de pagamentos foram apresentados por Saud nos seus depoimentos. Mas disse que, mesmo pagando os 5 milhões de reais, os empresários que arcaram com os custos da propina levaram um tombo de Eunício. “Oito meses depois ele foi relator de outra medida provisória e voltou atrás (revogou o benefício).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.