Fechar
GP1

Política

Futura ministra da Ciência de Lula já foi condenada por improbidade

Luciana Santos foi julgada por um contrato fraudulento na gestão do parque energético de Olinda (PE).

A presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, anunciada nessa quinta-feira (22) pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva como a futura ministra da Ciência e Tecnologia, já foi condenada por improbidade administrativa em outubro de 2019.

Na ocasião, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Olinda (PE) responsabilizou Luciana e seus servidores por um contrato fraudulento para a gestão do Parque Energético e de Iluminação de Olinda, por meio de uma licitação de 2004. Nesse período, Luciana era prefeita da cidade.

Foto: Reprodução/TwitterPresidente Nacional do PCdoB , Luciana Santos
Presidente Nacional do PCdoB , Luciana Santos

Conforme a decisão judicial, foram aplicados seis anos de inelegibilidade e uma multa de cinco (05) vezes o salário dela na época, como chefe executiva municipal. Na época, Luciana afirmou que a condenação não comprovou o desvio de recursos públicos e que a obra fora aprovada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. A futura ministra chegou a recorrer, mas o recurso ainda não foi julgado pela segunda instância sobre o caso.

Atualmente, ela é vice-governadora de Pernambuco. Ela foi eleita deputada federal por dois mandatos, e ocupou o cargo entre 2011 e 2019, quando integrou comissões de ciência e tecnologia, comunicação e informática, de desenvolvimento urbano e de cultura na Câmara dos deputados. Luciana vai chefiar a pasta dada por Lula a partir de 1º de janeiro de 2023.

Na mesma área da pasta que estará à frente, também foi secretária estadual de Pernambuco no governo de Eduardo Campos (PSB) de 2009 a 2010.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.