Fechar
GP1

Política

Ciro Gomes rebate críticas após frase polêmica sobre favela: ‘má fé'

Candidato do PDT disse que seria difícil explicar temas técnicos sobre economia para moradores de favela.

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) usou as redes sociais na noite desta quarta-feira, 31, para se defender após uma declaração sua em um evento com empresários gerar acusações de elitismo. Mais cedo no mesmo dia, o presidenciável deu uma palestra sobre economia na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e brincou que o público do evento era “gente preparada”. “Imagina explicar isso na favela”, disse.

A declaração gerou repercussão negativa e foi criticada por aliados dos adversários do pedetista nas urnas. O deputado federal André Janones (Avante-MG), maior cabo eleitoral digital de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que Ciro “não precisa se dar ao trabalho de explicar nada pra turma da favela”. A bolsonarista Janaina Paschoal (PRTB) afirmou que “cabe aos verdadeiros líderes encontrar as palavras para que todos compreendam sua mensagem, (...) mas nem todos são preparados para ensinar”.

O pedetista negou que tenha menosprezado os moradores de favela e classificou as críticas que recebeu como “má fé” e “hipocrisia”. Ele afirmou que os temas que abordou na Firjan são “capazes de ser entendidos por poucos” e explicou que sua fala foi, na verdade, uma “autocrítica” por ter usado termos técnicos em sua palestra.

“A pior luta da sinceridade é contra a hipocrisia. Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos - capazes de serem entendidos por poucos - e concluí com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica. Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita má fé”, publicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.