Fechar
GP1

Política

Cotado à vaga de Flávio Dino, Lewandowski viaja ao Oriente Médio com Lula

O ex-ministro do STF é um dos nomes discutidos no governo para suceder Dino no Ministério da Justiça.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, viajou nessa segunda-feira (27) para o Oriente Médio junto com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está cotado para a vaga de ministro da Justiça.

A comitiva participará da 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 28). O cargo no Ministério da Justiça está vago após a indicação do atual ministro, Flávio Dino, para o lugar de Rosa Weber no STF.

Lewandowski deixou o Supremo Tribunal Federal em abril deste ano, após completar 75 anos. Ele foi substituído por Cristiano Zanin, advogado e amigo pessoal de Lula.

O nome de Lewandowski já foi citado há algum tempo como opção para o cargo. Durante a viagem, Lula pretende discutir a possibilidade de dividir o Ministério da Justiça e criar o da Segurança Pública, ideia que ainda não tem consenso dentro do governo.

Outros nomes

Além de Lewandowski, o PT também considera o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, para o cargo no Ministério da Justiça. Flávio Dino também cogita o secretário-executivo Ricardo Capelli.

De acordo com uma matéria do Estadão, os ministros do Supremo avaliam que Capelli não está à altura do cargo. Além disso, parte da equipe econômica teria sugerido o nome da ministra do Planejamento, Simone Tebet, para substituir Dino.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.