Fechar
GP1

Política

Ricardo Lewandowski deixa o Supremo Tribunal Federal após 17 anos

Lewandowski deixa o gabinete com um acervo de 780 processos, que devem ser herdados por seu sucessor.

Após 17 anos, o ministro Ricardo Lewandowski deixará, nesta terça-feira (11), seu cargo no Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 11 de maio, o membro do judiciário completará 75 anos, idade em que deverá ser aposentado compulsoriamente. No entanto, Lewandowski antecipou sua despedida para este mês.

Lewandowski deixará o gabinete com um acervo de 780 processos, que deverão ser herdados por seu sucessor. A partir desta terça-feira (11), caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicar um novo nome para a cadeira do ministro. Quando anunciou sua aposentadoria, o ministro disse não ter feito indicações para Lula.

Foto: Nelson Jr./SCO/STFMinistro Ricardo Lewandowski
Ministro Ricardo Lewandowski

Não há prazo para a nova indicação, pois Lula embarca nesta terça para a China, de onde retorna somente no domingo (16). Em café da manhã com jornalistas no início do mês, o presidente disse “não ter pressa” para fazer a indicação. “A escolha do substituto dele [Lewandowski] será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer”, afirmou o petista.

Até o momento, o único nome citado publicamente por Lula foi o do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Operação Lava Jato. Nas últimas semanas, intensificaram-se as pressões e campanhas por outros cotados, em especial uma mulher, preferencialmente negra. Lula, contudo, tem rejeitado assumir qualquer compromisso sobre o perfil do indicado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.