Fechar
GP1

Política

Ministro Edson Fachin extingue penas do ex-deputado Paulo Maluf

O ministro do STF considerou que Paulo Maluf tem mais de 70 anos e cumpriu mais de um terço da pena.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, declarou que estavam extintas as penas privativas de liberdade impostas ao ex-deputado Paulo Maluf, em duas ações penais. O ministro considerou que, por Maluf ter mais de 70 anos e ter cumprido mais de um terço da pena, as exigências para a concessão de indulto natalino previstas no Decreto 11.302/2022 já poderiam ser atendidas pela Justiça.

O indulto abrange apenas as penas privativas de liberdade, ficando mantidos os demais efeitos da condenação. De acordo com Fachin, as penas a que Maluf foi sentenciado nas duas ações somam 10 anos e 6 meses. Como tem 92 anos e já cumpriu mais da metade desse total, Maluf está qualificado nas regras previstas no decreto presidencial.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho Penitenciário de São Paulo apresentaram pareceres favoráveis à concessão do benefício, segundo a decisão do ministro.

Em uma das ações, Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro. A pena incluiu também a perda do mandato parlamentar e a interdição para exercício de cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada, conforme previsto na Lei 9.613/1998. Na outra ação, a sentença foi de 2 anos e 9 meses de reclusão, pela prática do crime de falsidade ideológica para fins eleitorais.

Esta foi a terceira vez que a defesa de Paulo Maluf pediu a extinção de sua pena com base em decreto de indulto natalino. Nas anteriores, em 2019 e 2021, o relator negou o pedido porque não haviam sido preenchidos os requisitos formais. O ex-deputado, ex-governador paulista e ex-prefeito de São Paulo cumpria as penas em regime domiciliar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.