Fechar
GP1

Política

Senadores que vão decidir ida de Zanin ao STF são alvos de inquéritos na Corte

Parlamentares são investigados em casos incluindo acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Quase metade dos senadores que serão responsáveis por julgar a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) está envolvida em inquéritos na Corte. O anúncio oficial da indicação de Zanin foi feita pelo presidente Lula nessa quinta-feira (01).

De acordo com uma análise feita pelo jornal Folha de S.Paulo, o senador com o maior número de inquéritos abertos no STF é o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), com um total de cinco inquéritos em seu nome. Em dezembro de 2019, o STF recebeu uma denúncia contra Renan, tornando-o réu na Justiça.

O senador alagoano é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação alega que Renan teria solicitado propina ao então presidente da Transpetro, Sérgio Machado, entre os anos de 2008 e 2010, na forma de doações eleitorais para aliados políticos.

Além disso, dois senadores são réus por acusações de crime contra a honra. Jorge Kajuru (PSB-GO) teve acusações de injúria e difamação aceitas em processos movidos pelo também senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e pelo ex-deputado federal Alexandre Baldy (PP-GO).

Outro senador alvo de inquérito é Chico Rodrigues (PSB-RR), que foi flagrado em 2020 com dinheiro escondido na cueca durante uma operação da Polícia Federal.

*Com informações do repórter Mateus Rocha

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.