Fechar
GP1

Política

CPMI denuncia tenente-coronel Mauro Cid por silêncio em audiência

Os representantes do colegiado acusam Mauro de ter desrespeitado a decisão da ministra Cármen Lúcia.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) denunciou nesta quinta-feira (13) o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, por abuso de silêncio em audiência na última terça-feira (11).

Os representantes da CPMI acusam Mauro de ter desrespeitado a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada havia concedido habeas corpus ao ex-ajudante de ordens, assegurando-lhe o direito de permanecer calado em assuntos que poderiam, de alguma forma, incriminá-lo.

Durante audiência sobre o dia 8 janeiro na terça (11), o tenente-coronel ficou em silêncio por horas diante de senadores e deputados federais, não respondendo as perguntas. Por isso, o comando do colegiado decidiu abrir uma representação criminal contra Cid, que está preso no Distrito Federal desde maio.

No documento apresentado pelo colegiado, foi alegado que a conduta de Mauro Cid substanciou o delito, uma vez que o depoente na condição de testemunha calou a verdade.

“Conforme amplamente divulgado pelos meios de comunicação, o depoente furtou-se a responder a todos os questionamentos formulados pelos parlamentares durante o seu depoimento de 11 de julho de 2023, extrapolando flagrante os termos da ordem concedida no habeas corpus n°229.323, que lhe assegurou o direito ao silêncio estritamente quanto a fatos que implicassem autoincriminação, com a ressalva expressa de que lhe era vedado faltar com a verdade quanto aos demais questionamentos não inseridos nem contidos nesta cláusula” afirmou os representantes da CPMI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.