Fechar
GP1

Política

Ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles morre aos 88 anos

Primo de Getúlio Vargas e sobrinho de Tancredo Neves, ele ocupou diversos cargos em sua vida pública.

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Osvaldo Neves Dornelles, ex-ministro, ex-governador do Rio de Janeiro e ex-senador, além de presidente de honra do Progressistas. Ele estava internado desde maio no Hospital Pró Cardíaco, no Rio, mas a causa da morte não foi divulgada.

Primo de Getúlio Vargas e sobrinho de Tancredo Neves, Francisco Dornelles ocupou diversos cargos durante sua vida pública. Foi deputado federal por cinco mandatos seguidas, entre 1987 e 2003, e ajudou a aprovar o texto da Constituição Federal em 1988, durante a Assembleia Nacional Constituinte.

Foto: Reprodução/InstagramFrancisco Osvaldo Neves Dornelles
Francisco Osvaldo Neves Dornelles

Em 1985, Dornelles se tornou ministro da Fazenda no governo de José Sarney, que assumiu a presidência com a morte de Tancredo Neves. Também foi ministro da Indústria, Comércio e Turismo, e ministro do Trabalho e Emprego, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Governo do Rio

Em 2006, Dornelles foi eleito senador pelo Rio e em 2014 a população o elegeu vice-governador do Estado, na chapa de Fernando Pezão. Em março de 2016 ele assumiu o governo interinamente, em razão do afastamento de Pezão por questões de saúde.

No fim de 2018, Francisco Dornelles assumiu novamente o Governo do Rio de Janeiro, quando Pezão foi preso no âmbito da Operação Lava Jato. Ele ficou 33 dias exercendo o cargo de governador, até o fim do mandato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.