Fechar
GP1

Política

Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, foi anunciada como representante do país no encontro.

Segundo o Itamaraty, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou sua participação na Cúpula da Amazônia, que acontece nesta terça-feira (8), em Belém (PA). A diplomacia venezuelana informou a organização da Cúpula que o motivo da ausência do presidente é por conta de uma infecção nos ouvidos.

Maduro enviou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, para representá-lo. Esta seria a segunda visita do político ao Brasil desde que Lula se tornou presidente. Além do ditador, os presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Suriname, Chan Santokhi, também já haviam anunciado que não participariam da Cúpula e enviaram ministros como representantes.

O objetivo do encontro é obter um compromisso conjunto para erradicar o desmatamento, com ações contra a criação de gado, o garimpo ilegal e o tráfico de madeira, armas e drogas.

O encontro reunirá representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Também participarão representantes da Noruega e da Alemanha, os dois maiores doadores do Fundo Amazônia, que financia projetos de preservação da floresta.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também foi convidado por Lula para participar da Cúpula, representando a Guiana Francesa, mas ele decidiu não viajar para Belém.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.