Fechar
GP1

Política

Boulos vai relatar pedido de cassação de André Janones por ‘rachadinha’

O PL acusa o deputado de “quebra de decoro parlamentar e condutas ilegais e incompatíveis com o cargo”.

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) foi escolhido, nesta quarta-feira (17), para relatar representação do PL que pede a cassação do parlamentar André Janones (Avante) por suposta prática de rachadinha em seu gabinete.

O PL acusa o deputado de “quebra de decoro parlamentar e condutas ilegais e incompatíveis com o cargo” e para embasar a representação apresenta áudios divulgados pelo site Metrópoles nos quais André Janones pede a servidores uma fatia do salário recebido da Câmara para pagar dívidas de campanha.

Foto: Câmara dos Deputados/InstagramGuilherme Boulos e André Janones
Guilherme Boulos e André Janones

O caso também está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), desde dezembro de 2023, após pedido da Procuradoria-Geral da República. Em fevereiro deste ano, o ministro Luiz Fux, relator do caso, autorizou a quebra dos sigilos bancários e fiscais de André Janones.

André Janones nega irregularidade

O parlamentar negou as denúncias e afirmou nas redes sociais que o pedido foi feito ainda antes dele se eleger, em 2018, para pessoas que ainda não trabalhavam em sua equipe. Janones também negou ter recebido os valores porque a prática teria sido “vetada” por sua advogada.

Contudo, os ex-assessores de Janones afirmaram que eram obrigados a contribuir com um porcentual de seus salários. Os saques seriam operados pela atual prefeita de Ituiutaba, em Minas Gerais, Leandra Guedes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.