Fechar
GP1

Mossoró - Rio Grande do Norte

Ministro Lewandowski afasta direção da Penitenciária Federal de Mossoró

Um interventor, um policial penal federal que não teve o nome divulgado, foi nomeado para o comando.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou ainda na noite dessa quarta-feira (14) a direção da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A determinação ocorreu horas depois de dois integrantes do Comando Vermelho fugirem da cadeia.

Um interventor, um policial penal federal que não teve o nome divulgado, foi nomeado para comandar a unidade prisional. Ele embarcou para Mossoró, na tarde dessa quarta-feira, com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia.

Mais cedo, o ministério elencou as medidas que serão adotadas para solucionar o caso, dentre elas, estão a ida do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, a Mossoró, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo; e mobilização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que realize o monitoramento das rodovias sob sua jurisdição e dê suporte à recaptura dos presos.

As outras medidas foram:

- Acionar a direção-geral da Polícia Federal para abertura de investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais;

- Mobilização das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as polícias federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada, para colaborarem com os esforços de localização e prisão dos foragidos;

- Instrução para que a Polícia Federal (PF) efetuasse o registro dos nomes dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol, bem como a sua inclusão no Sistema de Proteção de Fronteiras, para que sejam procurados pela comunidade policial internacional;

- Realização de uma imediata e abrangente revisão de todos os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais.

Entenda a fuga dos criminosos

Os fugitivos identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho” são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade.

Eles estavam no presídio federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023quando foram transferidos para o local depois de participarem de uma rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, em julho de 2023..

Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Essas cadeias recebem presos de alta periculosidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.