Fechar
GP1

Saúde

Fiocruz cria a primeira vacina do mundo contra verme

A instituição brasileira está na etapa final de ensaios clínicos e aguarda aprovação da OMS.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou o desenvolvimento da primeira vacina contra a esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, uma doença causada por vermes. A vacina, chamada Schistovac (Sm14), foi criada pela Fiocruz em parceria com a empresa norte-americana Orygen Biotecnologia S.A.

A vacina foi desenvolvida a partir de um antígeno descoberto e isolado no laboratório da Fiocruz. Testes pré-clínicos realizados em ratos e coelhos mostraram uma redução de mais de 90% da infecção pelo verme Schistosoma mansoni. Nos testes em humanos, o imunizante foi considerado seguro e bem tolerado, sem a ocorrência de eventos adversos graves.

Os testes em humanos começaram em 2011, com 20 indivíduos no Rio de Janeiro, e as etapas subsequentes foram realizadas no Senegal. Os resultados preliminares da última fase dos ensaios clínicos demonstraram que a vacina é segura e induziu uma resposta imune contra o S. mansoni.

Caso aprovada, a vacina será a primeira no mundo a oferecer proteção contra um verme. A Fiocruz espera apresentar os resultados à Organização Mundial da Saúde (OMS) para obter o pré-licenciamento, que permitiria a produção em larga escala e a aplicação da vacina em áreas prioritárias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.