Fechar
GP1

Saúde

Implante para tratamento de depressão é testado pela 1ª vez no Brasil

O procedimento foi feito durante uma cirurgia e colocados para estimular o cérebro de cada paciente.

Nessa sexta-feira (11), em Florianópolis, Santa Catarina, dois pacientes receberam implantes na clávicula esquerda para tratar de uma depressão resistente. O procedimento está sendo usado pela primeira vez no Brasil e foi feito durante uma cirurgia.

O implante é uma nova alternativa para pessoas depressivas, já que 10 a 30% dos pacientes diagnosticados com a doença não respondem a qualquer dos tratamentos disponibilizados. O procedimento foi liberado em Santa Catarina pelo médico Wuilker Knoner Campos, no hospital SOS Cárdio.

Wuilker Knoner é presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Segundo ele, em uma entrevista à emissora British Broadcasting Corporation (BBC), tanto pacientes com crises de epilepsia como depressão apresentaram melhora com o uso dos implantes.

“E aí começou-se a estudar quais seriam os mecanismos do sistema nervoso em que poderiam explicar aquela melhora”, disse o médico. Os resultados dos estudos permitiram a liberação do tratamento com implante.

Wuilker ainda explicou como o implante opera no corpo humano e a sua importância quando colocado no paciente. “No tronco cerebral, encontramos o núcleo do trato solitário, onde as fibras do nervo vago estão conectadas” afirmou Knoner Campos. “ Esse núcleo processa informações de todo o corpo e reage a alterações, como o aumento da frequência cardíaca”.

O procedimento é feito com o paciente anestesiado. A alta se dá no mesmo dia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.