Fechar
GP1

Saúde

Farmácia Popular entrega absorventes para 508 mil mulheres no Piauí

O programa tem objetivo de combater a pobreza menstrual e promover dignidade à população.

A Farmácia Popular no Piauí vai atender 508 mil mulheres com distribuição de absorventes gratuitos. O projeto, realizado através da Farmácia Popular, visa atender mulheres de 10 a 49 anos em vulnerabilidade social. No Estado, o benefício será distribuído nas 276 farmácias credenciadas, localizadas em 120 municípios.

A ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que já beneficiou 13 mil mulheres no Piauí, com objetivo de combater a pobreza menstrual e garantir o acesso à dignidade.

Foto: Lucas Dias/GP1Absorvente
Absorvente

Nos últimos anos, entre o público mais beneficiado no Estado se encontram estudantes do ensino público, indígenas e quilombolas, comunidade terapêutica Fazenda da Paz e mulheres que estão no sistema prisional de Teresina, Picos e Parnaíba.

O público que participa do projeto recebe kits com absorventes, participam de rodas de conversa sobre higienização íntima, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e saúde feminina.

Como receber o benefício

As mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, podem receber o kit de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular. Estudantes de escolas públicas inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até R$ 706 também têm acesso ao benefício. Pessoas em situação de rua também têm direito a receberem absorventes de graça.

Na Farmácia Popular, deve ser apresentando documento de identificação oficial com número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, gerado através do aplicativo ou site ‘Meu Sus Digital’. Caso haja dificuldade nesse acesso, agentes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) podem ajudar na emissão da autorização.

Pessoas em situação de rua podem buscar os órgãos de assistência social para ter acesso ao benefício.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.