Fechar
GP1

Joinville - Santa Catarina

Joinville decreta emergência após vazamento de ácido sulfônico em rio

Um veículo que transportava o ácido tombou na Serra Dona Francisca.

Um caminhão transportando ácido sulfônico, um produto químico utilizado na fabricação de detergentes e desengraxantes para produção de espuma, tombou na manhã desta segunda-feira (29) na estrada estadual SC 301, que liga à Serra Dona Francisca, no município de Joinville, em Santa Catarina. A substância foi descarregada no Rio Seco, um afluente do rio Cubatão, e pode afetar a água que chega as residências.

O incidente ocorreu por volta das 7h, quando o motorista perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma ribanceira. A Polícia Rodoviária Militar foi a primeira a prestar atendimento, realizando a interdição da pista. Ainda pela manhã, a Prefeitura de Joinville declarou estado de emergência e suspendeu a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão para evitar a recepção do produto e a contaminação do sistema.

Foto: Divulgação/Polícia Militar de SCPolícia Militar Ambiental de Santa Catarina
Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina

Para gerenciar o derramamento, foi estabelecido um gabinete de crise com o objetivo de evitar danos ambientais significativos e proteger a população. De acordo com o Major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o produto possui baixa toxicidade e a situação já está sob controle, com uma empresa terceirizada encarregada da limpeza do local.

"Como qualquer produto químico, ele apresenta algum nível de toxicidade, mas até o momento a Polícia Militar Ambiental não identificou qualquer mortalidade de peixes ou animais associada ao vazamento", explicou o major Ruy Florêncio Teixeira Júnior.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.