Fechar
GP1

Ribeirão Preto - São Paulo

Gêmeas unidas pela cabeça são separadas durante cirurgia em São Paulo

O procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas (HC) e as gêmeas se recuperam bem, na UTI.

As gêmeas siamesas Allana e Mariah, de 2 anos e 8 meses, foram separadas após 25 horas de cirurgia, que teve início no sábado (19) e terminou às 8h deste domingo (20). O procedimento foi realizado no Hospital das Clínicas (HC), na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. Ao todo, uma equipe de 50 profissionais participou do procedimento. O grupo era composto por médicos, enfermeiros, instrumentadores e equipe de apoio.

As gêmeas já haviam passado por outras três cirurgias, em uma espécie de rotina que teve início em agosto de 2022. O procedimento que teve fim neste domingo tinha o objetivo de dissecar cerca de 25% dos vasos sanguíneos restantes.

Foto: Divulgação/HCAs gêmeas siamesas Allana e Mariah foram separadas após cirurgia que teve 25 horas de duração
As gêmeas siamesas Allana e Mariah foram separadas após cirurgia que teve 25 horas de duração

Além disso, a equipe de cirurgia plástica ficou responsável pela cranioplastia, procedimento feito para fechar a calota craniana e a pele que recobre a cabeça de cada uma das crianças.

As gêmeas estão em recuperação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HC Criança, sob o cuidado da equipe de saúde e dos pais e passam bem. A família das meninas é de Piquerobi (SP) e a mãe, Talita Cestari, era acompanhada desde a gravidez pelo hospital.

Procedimentos anteriores

A primeira cirurgia foi realizada em agosto de 2022, quando os médicos separaram as veias do cérebro das gêmeas. Esse procedimento teve duração de nove horas e meia. Em 19 de novembro do mesmo ano, a segunda cirurgia foi realizada e durou 30 minutos a menos do que a primeira.

Já a terceira cirurgia ocorreu em 11 de março de 2023, com o objetivo de separar os crânios das gêmeas. Os médicos realizaram o procedimento em sete horas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.