Fechar

Eleições 2022

Cida Santiago propõe maior efetivo de policiais para combater crimes

Ela ainda expôs suas perspectivas e propostas para o Piauí, caso seja eleita.

A TV GP1 dá continuidade à série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Piauí, ao Senado Federal e a deputado estadual e federal. A entrevistada desta quinta-feira (8) é a candidata pelo Partido dos Trabalhadores, Cida Santiago, que é ex-vereadora da cidade de Teresina, e ex-coordenadora estadual de enfretamento as drogas no Piauí. 

Durante a entrevista, a candidata Cida Santiago expôs suas perspectivas e propostas para o Piauí. Ela propôs o aumento do efetivo de policiais para combater a criminalidade no estado, e também destacou que priorizará a educação e a valorização dos profissionais da educação, assim como a saúde pública no Piauí, caso seja eleita.

Leia a entrevista na íntegra:

Para começarmos a nossa entrevista, candidata, por que a senhora quer ser deputada estadual e quais serão suas principais bandeiras defendidas na Assembleia Legislativa do Piauí?

Eu acredito que o que nos move são os nossos objetivos e um dos objetivos maiores, principalmente no parlamento, é a pessoa humana, principalmente os mais vulneráveis. Enquanto parlamentar no município de Teresina, eu tive a oportunidade de poder estar levando às pessoas mais vulneráveis um acalento através das nossas leis, através do nosso mandato. Então nosso maior objetivo é dar continuidade e ampliar principalmente políticas públicas que envolvam as pessoas com situações na droga, em situação de rua, pessoas com deficiência, como eu. Como também a mulher, no sentido que, hoje a gente tem visto tanta violência que maltrata tanto essas mulheres. Eu acredito que realmente o nosso objetivo é poder estar levando a essas pessoas, nessas situações, um acalento.

Candidata Cida Santiago, falando em segurança pública, as facções têm se expandido por diversas regiões do estado do Piauí, principalmente em Teresina e no litoral do estado. Caso eleita, quais propostas a senhora traz para coibir a ação dessas facções criminosas?

As facções elas estão infiltradas, é uma realidade em todo estado, e a gente precisa realmente dissipar essas facções aonde nós vamos ampliar mais o efetivo da polícia, dando essa seguridade maior, e nós queremos como parlamentar, dando essa contribuição para o nosso futuro governador Rafael Fonteles nesse sentido de estarmos levando leis que possam garantir cada vez mais a segurança do nosso povo.

Diante desse grave problema da atuação e expansão das facções no estado, está atrelado a esta problemática também o consumo e o tráfico de drogas. Caso a senhora seja eleita, como pretende enfrentar isso?

Como eu estava colocando, a importância de nós termos um efetivo da polícia muito mais abrangente para poder chegar às fronteiras, e essas fronteiras serem de fato bem fiscalizadas para dificultar a entrada do tráfico, porque o traficante nunca é usuário. Dificilmente ele é usuário. Ele está usando pessoas mais vulneráveis para poder disseminar a droga em todo o estado. Então, nós precisamos matar o mal pela raiz. São justamente esses traficantes que a gente precisa combater principalmente nas nossas fronteiras. Então, é necesário, realmente de fato, nós estarmos gerando políticas de segurança que possam estar trabalhando lá na ponta.

Candidata, outra área que requer bastante atenção justamente por ser uma das áreas mais sensíveis do estado é a educação. Desse modo, quais problemas mais urgentes a senhora identificou nessa área e quais propostas a senhora tem para resolver essas problemáticas relacionadas à educação?

Eu entendo que a educação sempre precisa ser prioridade em todos os sentidos, mas claro que nós temos muitas coisas para melhorar, principalmente na questão de estar incentivando mais ainda os nossos professores, os profissionais que fazem realmente a base. Acredito que a gente precisa melhorar muito mais e nós estaremos lutando para que aqueles que trabalham a educação, aqueles que estão à frente, possam ser realmente muito mais contemplados.

Candidata, agora o assunto é saúde. Quais demandas mais urgentes a senhora tem observado na área da saúde pública do estado do Piauí e quais projetos a senhora tem voltados para essa área?

Uma das dificuldades maiores que o nosso povo tem é em relação à questão da regulação. Nós precisamos muito dessa questão da regulação, de estar ampliando, seja com hospitais, com leitos, seja na UTI ou com leitos nesses hospitais que possam estar dando esse suporte muito maior em todo o estado, seja aqui na capital, mas também estar fazendo com que os hospitais de base nesses municípios de maior desenvolvimento possam também estar acolhendo os municípios mais próximos para não ter que encharcar a saúde em Teresina. Eu acredito que estar lutando por isso é um dos objetivos maiores que nós temos na saúde.

Candidata Cida Santiago, agora entraremos em um segundo momento da nossa entrevista em que trataremos como política. Para começar, como teve início a sua trajetória na política?

Graças a Deus nós fomos eleita a vereadora de Teresina em 2012, reeleita em 2016, então dessa forma a gente começou realmente a dar uma resposta para a sociedade que é possível fazer política de maneira diferenciada. Eu creio que os nossos mandatos foram mandatos de resposta, tanto que nós temos, aonde a gente chega, a gente tem essa credibilidade. O nosso nome é um nome de credibilidade, e é por isso que nós também colocamos o nosso nome, hoje, como candidata a deputada estadual com o número 13580, porque nós acreditamos que as pessoas que têm chegado para nós, têm realmente nos dado credibilidade para que a gente possa seguir em frente nesse âmbito da política.

Candidata, agora a senhora terá um minuto para fazer suas considerações finais.

Como candidata a deputada estadual, com o número 13580, conto com seu voto, com sua participação, agradeço a todos vocês que sempre tem nos acompanhado, nos ajudado. Acredito que a política é isso, é estar realmente colocando seu nome à disposição, e você que tem essa consciência que o voto não tem preço, tem consequência, possa estar no dia 2 de outubro votando Cida, deputada estadual, com o número 13580. Psiu! 13580. Nos acompanhe nas nossas redes sociais @cidasantiagooficial e também nos acompanhe através das mídias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook

 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.