Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores realizam paralisação na Universidade Estadual do Piauí

De acordo com Lina Santana, provavelmente será deflagrada uma greve.

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Associação de Docentes do Ensino Superior do Piauí (ADCESP), estão promovendo uma paralisação nessa quinta-feira (20), como forma de mostrar insatisfação em relação ao Governo do Piauí, devido à falta de reajuste salarial e falta de concurso para contratação de professores efetivos.

Em entrevista ao GP1, Lina Santana, presidente da ADCESP, informou que o sindicato tentou conversar com o secretário estadual de administração, Franzé Silva, e como o governador do estado, Wellington Dias, com objetivo de tentar uma negociação, mas nenhum dos dois atenderam ao sindicato. “A UESPI está paralisada. Pouquíssimas aulas com os professores. As portas estão fechadas, estamos passando nas salas para ver se tem ainda alguém dando aula, porque hoje é um dia de luta, é o dia que estamos nos indignando com o Governo do Estado”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Além disso, Lina informou que a categoria alega que há quatro anos eles estão sem reajuste salarial, 56 disciplinas sem professores, com percentual de quase 50% de professor substituto. “Não tem concurso, o concurso vem sendo exigido pela categoria desde o ano passado e até agora nada. Quinta-feira (27) teremos uma assembleia no Campus Clovis Moura, e ‘lá’ vamos colocar nossa situação, e eu acredito que possivelmente saia um indicativo de greve”, revelou.

Segundo Ailma do Nascimento, reitora em exercício da UESPI, é um direito do sindicato a paralisação. “O sindicato diante de seus estudos, vendo a questão de perda salarial dos professores, então, nada mais justo que um dia de paralisação no sentido de refletir, buscar canais de negociação com o Governo do Estado para uma discursão em relação essa perda salarial que o sindicato apresenta”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.