Fechar
GP1

Saúde

Creatina pode melhorar processamento cerebral e memória, diz estudo

Uma pesquisa feita por cientistas alemães apontou que uma dose do suplemento pode trazer benefícios.

Um estudo da Scientific Reports, realizado por pesquisadores alemães, mostrou que uma dose única elevada de creatina pode melhorar temporariamente o processamento cerebral e o desempenho cognitivo, geralmente prejudicado pelo cansaço e privação de sono. Nos últimos anos, sua versão concentrada é vendida como suplemento e ganhou popularidade nas academias.

“Esses resultados sugerem que uma dose única elevada de creatina pode reverter parcialmente as alterações metabólicas e a deterioração cognitiva relacionada à fadiga”, declararam os cientistas. O estudo foi feito a partir de um experimento com 15 pessoas, que precisavam ficar acordadas em uma noite inteira enquanto faziam testes cognitivos.

Durante a pesquisa, os cientistas observaram um efeito positivo nos participantes três horas após eles tomarem a creatina. A melhora no metabolismo e desempenho cognitivo teve uma duração total de nove horas.

O estudo também apontou que os efeitos positivos estavam relacionados à capacidade de processamento e memória de curto prazo. No corpo, a creatina é para os músculos esqueléticos e pode ajudar no crescimento muscular quando combinada com exercícios. Ela também é formada naturalmente no corpo humano, a partir de compostos semelhantes aos aminoácidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.