Fechar
GP1

Brasil

Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morre aos 75 anos

Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha lutando contra a doença.

A cantora e compositora Rita Lee faleceu em sua residência, na noite dessa segunda-feira (8), em São Paulo, aos 75 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha lutando contra a doença com tratamentos.

A família de Rita Lee divulgou um comunicado nas redes sociais da cantora informando o falecimento e agradecendo o carinho dos fãs e amigos: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

Ainda segundo o comunicado, o corpo de Rita Lee será cremado, como era o seu desejo, em uma cerimônia privada. "Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos".

Confira a publicação na íntegra:

O velório de Rita Lee será aberto ao público e ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. Com uma carreira marcada por sucessos e inovações, a artista deixa um legado valioso na história da música nacional.

Rainha do Rock Brasileiro

Sempre irreverente, Rita é considerada a rainha do rock brasileiro, mesmo não gostando do título, pois o considerava "brega". Vanguardista, polêmica e revolucionária, Rita Lee foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira, se autointitulando como "Padroeira da Liberdade".

Foto: Divulgação/AscomRitta Lee
Ritta Lee

Um dos álbuns mais bem sucedidos foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”.

História

Rita Lee nasceu na véspera de 1947 em São Paulo, sendo a filha mais nova de imigrantes, seu pai era o dentista norte-americano, Charles Fenley Jones, e sua mãe a pianista italiana Romilda Padula. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. O "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, como uma homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.

Rita cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana e teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Paul Anka, Beatles e Rolling Stones. Já do ritmo brasileiro, teve a influência de Cauby Peixoto, Angela Maria, Emilinha Borba, Carmen Miranda e Maysa.

Já em sua adolescência, Rita começou a se apresentar em pequenos grupos, iniciando seu amor pelos palcos. Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.