Fechar
GP1

Brasil

Veja os nove erros que contribuíram para fuga inédita no presídio de Mossoró

Essa é a primeira fuga registrada em uma unidade do sistema penitenciário do Governo Federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nessa quinta-feira (15) que uma série de erros do sistema prisional facilitaram a fuga de dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN). Essa é a primeira fuga registrada em uma unidade do sistema penitenciário do Governo Federal.

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, os dois fugitivos, são de alta periculosidade e ligados à facção criminosa Comando Vermelho. Segundo Lewandowski, ambos conseguiram escapar após uma “série de coincidências negativas”.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilRicardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski

Uma das causas atribuídas pelo ministro foram problemas no sistema de câmeras do presídio, isso porque parte dos equipamentos estava desligada. Além disso, o sistema de iluminação também possuía falhas.

Lewandowski informou que um alicate que estava em um canteiro de obras foi utilizado pela dupla de presos para romper a grade do alambrado.

Pelo menos nove falhas foram listadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública:

1 – Celas distintas das habituais

A Polícia Federal investiga a vulnerabilidade da estrutura das celas de onde os presos fugiram, uma vez que eles fizeram buracos no teto dos locais onde estavam reclusos.

2 – Liberdade de movimentos

A movimentação dos criminosos não foi percebida por nenhum agente penitenciário. Os criminosos escalaram a parede, retiraram a fiação, saíram pelo teto e chegaram a um terraço onde acontece o banho de sol.

3 – Erros técnicos

Algumas câmeras de vigilância não estavam operando no momento da fuga. Além disso, foram registrados problemas de iluminação, com algumas luzes internas apagadas.

4 – Câmeras ineficientes

Não há câmeras nas celas individuais, somente nos corredores e nos pátios. Embora parte do equipamento estivesse sem funcionar, há imagens da dupla deixando o presídio de uniforme.

O monitoramento é feito por duas equipes: uma da unidade em Mossoró e outra da sala de controle em Brasília. Entretanto, não foi disparado nenhum alerta.

5 – Equipamentos visíveis

O alicate que, segundo as autoridades, foi utilizado pelos detentos foi encontrado facilmente em uma obra que está sendo realizada no terraço do banho de sol.

6 – Proteção rompida

Com o objeto cortante, os detentos romperam o alambrado do presídio e fugiram. Nessa quinta-feira (15), Lewandowski, falou em construir “muralhas” no entorno das penitenciárias federais.

7 – Tempo de reação

Outra falha apontada foi a demora em constatar a fuga. A ausência dos presos nas celas só foi identificada às 5h, quase duas horas depois deles saírem do presídio, o que impediu uma recaptura.

8 – Circulação nas redondezas

Uma das linhas de investigação indica que Deibson Cabral e Rogério Mendonça teriam seguido para uma residência situada a cerca de 7 quilômetros da penitenciária. Ainda não se sabe como eles percorreram tal distância.

9 – Relaxamento de funcionários

O ministro Lewandowski admitiu que os funcionários da penitenciária estavam “mais relaxados” em função do feriado de Carnaval, o que facilitou a fuga.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.