Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias quer vacinar público de 18 anos até outubro no Piauí

O governador também disse que deverá ir em breve à Brasília para assinar a liberação da Sputnik V.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta segunda-feira (05) que pretende vacinar a população em geral de 18 anos contra a covid-19 até o mês de outubro no estado do Piauí. O chefe do executivo estadual também disse que deverá ir à Brasília em breve para assinar o termo de importação das doses da Sputnik V.

“Estamos avançando na vacina, chegamos a mais de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose e devo ir à Brasília assinar o termo que finalmente vai permitir que tenhamos a autorização excepcional da licença de importação a Sputnik, mas também estamos tratando do cronograma com a Pfizer, Janssen e a Coronavac para que tenhamos condição de planejamento sabendo do número de doses, período de entrega, e estou confiante que vamos chegar em outubro com a população de mais de 18 anos vacinada. No Piauí, nós já temos muitos municípios vacinando pessoas com 45 anos e isso varia de acordo com a realidade de cada município”, afirmou o gestor.

Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Wellington Dias também comemorou a queda nos números relacionados à covid-19 no estado. Conforme os últimos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a taxa de transmissibilidade do coronavírus e a quantidade de mortes diárias apresentaram uma melhora significativa nos últimos dias. O Piauí já chegou a registrar 49 mortes por dia em razão do vírus, a média atual é de 8 óbitos diários e o índice de transmissibilidade está abaixo de 1 (um).

“A notícia boa é que temos uma série de reduções. Voltamos aí ao patamar que estávamos no momento mais baixo da pandemia, por volta de agosto a novembro de 2020, cerca de oito óbitos em média por dia, ainda é alto, mas bem mais baixo do que os 49 por dia que chegamos. O número também de casos confirmados está mais baixo, tendo em vista que a transmissibilidade está abaixo de um, que também é um dado positivo, mas não podemos descuidar porque temos as variantes. Então mantemos a regra do uso da máscara, da higienização e enfim, dos cuidados adequados”, ressaltou.

Redução das internações graves por covid-19

O boletim divulgado pela Sesapi nesta segunda-feira (05), acerca da situação dos leitos de UTI nos hospitais da rede pública estadual de saúde, revelou que apenas dois hospitais estão com 100% das UTIs lotadas no Piauí. Esse contingente já foi bem maior, em abril havia 16 hospitais nesta condição.

Os números revelam que houve uma melhoria acerca dos casos graves de covid-19 que resultaram em internações no estado. Atualmente, apenas o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, e o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, estão operando com capacidade máxima, sem condição de receber novos pacientes graves.

Ao longo da pandemia, Teresina sempre manteve o maior contingente de hospitais com o UTIs lotadas e hoje não está mais na lista. No entanto, o Hospital da Polícia Militar já está com 90% dos leitos de terapia intensiva ocupados, enquanto o Hospital Natan Portella está com 70%, nessa mesma faixa está o Hospital do Monte Castelo e, por último, aparece o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com 61% da taxa de ocupação. O HUT e o Hospital da Polícia Militar foram os que mais permaneceram na lista dos leitos ocupados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.