Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

COE se reúne nesta quarta para avaliar situação da covid no Piauí

O Comitê ressaltou a necessidade de a população manter o reforço em relação às vacinas.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) do Piauí está programado para se reunir novamente na quarta-feira (03) com o objetivo de avaliar a situação corrente da Covid-19 no estado. A reunião acontece em um contexto de aumento nas vendas de testes de farmácia e uma crescente taxa de positividade nos testes conduzidos pelo Lacen-PI.

Desde o último encontro de monitoramento em 26 de dezembro de 2023, os municípios foram orientados a reforçar os pontos de vacinação. Além disso, foi determinado o uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares. Essas medidas visam aprimorar a resposta do estado e garantir a segurança dos cidadãos.

Os dados de venda de testes em farmácias, analisados antes do final de 2023, mostraram um aumento nas vendas nas cidades de Teresina, Picos e Piripiri. Isso indica uma maior procura por testes, o que pode ser um sinal de um possível aumento nos casos de Covid-19 nessas áreas.

Durante a reunião desta terça-feira, o COE reforçou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes hospitalares. As unidades de saúde foram instruídas a organizar o fluxo de visitas aos pacientes, a fim de minimizar o risco de propagação do vírus.

A Sesapi enfatiza a importância da higiene das mãos, do uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco, e principalmente, da manutenção da vacinação em dia. O COE também ressaltou a necessidade de a população manter o reforço em relação às vacinas contra a Covid-19.

As pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses devem tomar sua vacina. Aqueles que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, precisam retornar aos postos de saúde e tomar sua vacina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.