Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi orienta que UBSs fiquem abertas para vacinação contra Covid-19

Secretaria de Saúde também determinou a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) do Piauí decidiu, durante uma reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), realizada nesta terça-feira (26), orientar que os municípios, especialmente os maiores, deixem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas e promovam a vacinação contra a covid-19 para evitar aglomerações. Outra determinação é a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar. A medida ocorre por cautela perante à reincidência de casos e mortes pelo coronavírus no Estado.

Os dados de venda de testes em farmácias foram analisados na reunião e na última semana epidemiológica, foi constatado um crescimento das vendas nas cidades de Teresina, Picos e Piripiri. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4% na última semana epidemiológica. Atualmente, há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Vacinação contra o coronavírus em Teresina
Vacinação contra o coronavírus em Teresina

Segundo os dados apresentados na reunião pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado registrou 115 casos notificados da doença e 5 óbitos na última semana. Todas as vítimas tinham comorbidades. O Comitê de Operações Emergenciais voltará a se reunir na próxima quarta-feira (03) para uma nova avaliação da situação no estado.

Durante a reunião desta terça, o COE determinou que o uso de máscaras em ambientes hospitalares é obrigatório e que as unidades de saúde devem organizar o fluxo de visitas aos pacientes. A Sesapi enfatizou a importância da higiene das mãos, do uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco, e principalmente, da manutenção da vacinação em dia. O comitê também orientou a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus.

Ao analisar os dados epidemiológicos, o COE ressaltou a necessidade de a população manter o reforço em relação às vacinas contra a Covid-19. As pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses devem tomar sua vacina. Aqueles que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, precisam retornar aos postos de saúde e tomar sua vacina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.