Fechar
GP1

Entretenimento

Relembre grandes sucessos da rainha do rock brasileiro Rita Lee

A cantora morreu aos 75 anos na noite dessa segunda-feira (08), em São Paulo, vítima de câncer.

A cantora Rita Lee, que morreu na noite dessa segunda-feira (08), deixou um grande legado de músicas ao longo de toda a sua história, entre elas, “Erva venenosa”, que é uma versão em português da música Poison Ivy, do grupo The Coasters.

Outros clássicos da cantora são Reza, que foi lançada em 2012 e é uma das músicas mais escutadas de Rita Lee; Lança Perfume, que foi um marco na carreira de Rita Lee e que na década de 80, chegou a vender mais de 800 mil cópias no Brasil e no exterior; e Mania de Você que foi produzida em conjunto com o seu marido, Roberto de Carvalho, dentre outros grandes sucessos.

Foto: Reprodução/InstagramRita Lee
Rita Lee

Rita Lee também tocava temas considerados tabus no passado, como por exemplo, em Amor e Sexo, em que a cantora compara os dois conceitos: “Amor é divino/Sexo é animal/Amor é bossa nova/Sexo é carnaval/Amor sem sexo é amizade/Sexo sem amor é vontade”.

Morte

A cantora e compositora Rita Lee faleceu em sua residência, na noite dessa segunda-feira (8), em São Paulo, aos 75 anos. Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, a artista vinha lutando contra a doença com tratamentos.

Sempre irreverente, Rita é considerada a rainha do rock brasileiro, mesmo não gostando do título, pois o considerava "brega". Vanguardista, polêmica e revolucionária, Rita Lee foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira, se autointitulando como "Padroeira da Liberdade".

História

Rita Lee nasceu na véspera de 1947 em São Paulo, sendo a filha mais nova de imigrantes, seu pai era o dentista norte-americano, Charles Fenley Jones, e sua mãe a pianista italiana Romilda Padula. Seus pais tinham outras duas filhas: Mary Lee Jones e Virgínia Lee Jones. O "Lee" é um nome composto com que o pai quis registrar todas as filhas, como uma homenagem ao general Robert E. Lee, do exército confederado norte-americano.

Rita cresceu na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana e teve aulas de piano durante a infância e suas primeiras influências musicais foram Elvis Presley, Paul Anka, Beatles e Rolling Stones. Já do ritmo brasileiro, teve a influência de Cauby Peixoto, Angela Maria, Emilinha Borba, Carmen Miranda e Maysa.

Já em sua adolescência, Rita começou a se apresentar em pequenos grupos, iniciando seu amor pelos palcos. Em seus 39 anos de carreira, Rita Lee gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.

Confira abaixo grandes sucessos da cantora

Erva Venenosa

Reza

Lança perfume

Mania de você

Amor e Sexo

Pagu

Desculpe o Auê

Bem-Me-Quer

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.