Fechar
GP1

Esportes

FIFA anuncia modelo de classificação para Mundial de Clubes

Segundo a entidade, os campeões continentais entre 2021 e 2024 já estão garantidos no novo formato.

Em reunião realizada pelo Conselho da FIFA na terça-feira (14), a entidade anunciou diversas novidades relacionadas aos torneios mundiais, como as mudanças no novo formato da Copa do Mundo de 2026, e as vagas já garantidas em relação ao Mundial de Clubes de 2025. Segundo a FIFA, os campeões continentais entre 2021 e 2024 já estão garantidos no novo formato do torneio.

Com isto, o Brasil já possui duas equipes classificadas diretamente para o Mundial. Neste caso, o Flamengo, que foi campeão da Libertadores em 2022, e o Palmeiras, que foi campeão da Liberta em 2021.

Foto: Reprodução/TwitterTrófeu do Mundial de Clubes
Trófeu do Mundial de Clubes

Ao todo, a Conmebol possui seis vagas por direito, onde duas delas já estão nas mãos de Palmeiras e Flamengo. As outras quatro vão ser preenchidas com os campeões das edições de 2023 e 2024, totalizando quatro equipes garantidas. As outras duas vagas ainda não possuem critério de classificação definido, o mesmo vale para caso exista campeões repetidos.

Neste caso, é possível que o ranking de equipes da Conmebol seja usado como critério para a classificação. Porém, no caso de ser usado como processo de classificação, o ranking vai levar em conta apenas o período entre 2021 e 2024, não contando com o desempenho histórico.

Assim como na Conmebol, a Uefa vai seguir formato parecido para decidir os seus classificados para o Mundial de Clubes. Os quatro campeões da Liga dos Campeões entre 2021 e 2025, já garantindo Real Madrid e Chelsea, campeões em 2022 e 2021, já estão garantidos no torneio. As outras oito vagas vão ser decididas através do ranking continental.

O novo modelo do Mundial de Clubes ainda não tem sede definida, mas está previsto para acontecer de quatro em quatro anos, entre os meses de junho e julho.

Confira as vagas para cada confederação:

AFC (Ásia): 4

CAF (África): 4

Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4

Conmebol (América do Sul): 6

OFC (Oceania): 1

Uefa (Europa): 12

País-sede: 1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.