Fechar
GP1

Piauí

Flávio Nogueira Júnior quer proibição do uso de canudos de plástico

O deputado apresentou o projeto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 3 de dezembro e segue uma tendência que tem ocorrido em vários estados brasileiros.

O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) quer obrigar os restaurantes, lanchonetes, bares, barracas de praia, vendedores ambulantes e outros estabelecimentos a utilizarem canudos fabricados com produtos biodegradáveis em substituição aos descartáveis de material plástico.

O deputado apresentou o projeto na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no dia 3 de dezembro e segue uma tendência que tem ocorrido em vários estados brasileiros, com leis sancionadas com o objetivo de diminuir o impacto do descarte desses canudos fabricados com materiais plásticos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Flávio Nogueira JúniorFlávio Nogueira Júnior

A proposta vai tramitar nas comissões da Assembleia Legislativa, antes de seguir para votação no plenário. Se for sancionada pelo governador Wellington Dias (PT), os estabelecimentos vão ter que utilizar canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares.

“Os canudos plásticos são um problema sério para o meio ambiente, em geral, a vida útil média de um canudinho é de apenas 4 minutos, mas ele fica no meio ambiente por centenas de anos. Como são feitos geralmente de polipropileno e poliestireno, eles não são biodegradáveis e tendem a continuar poluindo nosso mundo por muito tempo, ou pior, se desintegram em pedaços menores até serem engolidos por animais”, destacou o parlamentar.

Ele ainda explicou que “existem vários modelos de canudos que substituem facilmente o canudo plástico. O produto pode ser fabricado em papel, bambu, silicone, vidro e metal, sendo essas as alternativas com menos impacto ao meio ambiente. Precisamos conscientizar a população sobre a questão do uso único de canudos de plástico e seus efeitos prejudiciais em nossos aterros sanitários, vias navegáveis, oceanos, bem como animais marinhos e aves”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.