Porto Alegre do Piauí - PI

Juiz decreta preventiva de acusado de espancar jovem no Piauí

Nos autos, o juiz Breno Borges Brasil considerou que a prisão preventiva do suspeito foi decretada para garantir a ordem pública, pois sua liberdade pode acarretar em perigo para a vítima.

Davi Fernandes
Teresina
16/01/2020 20h01

O juiz Breno Borges Brasil da Vara Única da Comarca de Marcos Parente, decretou a prisão preventiva de Antônio José Ferreira Guimarães, acusado de espancar e tentar estuprar uma jovem de 20 anos no município de Porto Alegre do Piauí. A decisão é de terça-feira (14).

Nos autos, o magistrado considerou que a prisão preventiva do suspeito foi decretada para garantir a ordem pública, pois sua liberdade pode acarretar em perigo para a vítima.

“A garantia da ordem pública se subsume no estado de paz na sociedade e paz é a ausência de violência, de medo, lato sensu, incluindo a ausência de crimes. É dizer, se a liberdade de alguém acarreta perigo para a ordem pública, a prisão preventiva é o meio legal para sua garantia. Há, portanto, uma presunção legal de que o confinamento da pessoa possa evitar o perigo para a ordem pública”, destacou.

Prisão e crime

Na manhã desta segunda-feira (13), um homem identificado como Antônio José Ferreira Guimarães, de 35 anos, foi preso acusado de espancar e tentar estuprar uma jovem de 20 anos, no município de Porto Alegre do Piauí.

De acordo com o capitão Reginaldo, da Polícia Militar de Guadalupe, os policiais tiveram conhecimento do crime no último sábado (12) e após várias diligências, o acusado foi localizado e preso na manhã do dia seguinte. “A ex-conselheira tutelar da cidade de Porto Alegre do Piauí nos informou do caso. Ela contou que a jovem foi encontrada por populares com hematomas e sangramentos pelo corpo", detalhou o capitão.

Ainda segundo informações do capitão Reginaldo, a vítima foi socorrida para o hospital do município e posteriormente encaminhada para o hospital de Floriano.

“Quando prendemos o acusado, descobrimos que ele já tem várias passagens pela polícia, inclusive havia saído há pouco tempo da Vereda Grande, onde cumpria pena por assalto”, contou o capitão Reginaldo.

NOTÍCIA RELACIONADA

Homem acusado de espancar e tentar estuprar jovem é preso no Piauí