Fechar
GP1

Piauí

Sebastião Martins destaca importância da Semana de Conciliação

A iniciativa visa dar resolutividade aos problemas de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores e dívidas financeiras.

Até o dia 8 de setembro o Tribunal de Justiça do Piauí está participando da XIV Semana Nacional de Conciliação. O presidente do TJ-PI, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou a importância desse tipo de ação para a redução e resolução dos processos.

Ele explicou que o Estado do Piauí já tem trabalhado com a questão das conciliações e que a maioria dos processos analisados serão de natureza pré-processual, ou seja, eles tentam resolver qualquer tipo de reclamação por meio da conciliação, evitando um processo judicial formal.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sebastião Ribeiro MartinsSebastião Ribeiro Martins

“São 2.500 processos [que serão analisados], dos quais 2000 são pré-processual. Então essa é a importância dessa semana de conciliação para o poder judiciário, a cada ano no Piauí vamos avançando e depois da vigência do novo Código de Processo Civil, que determina que todo processo seja enviado ao Centro Judiciário de Solução de Conflito. Desde fevereiro são encaminhados para o Cejus, e essa semana é apenas uma concentração”, explicou Sebastião Ribeiro Martins.

A XIV Semana Nacional de Conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, envolvendo os Tribunais Federais, de Justiça e do Trabalho. A iniciativa visa dar resolutividade aos problemas de pensão alimentícia, divórcio, guarda de menores e dívidas financeiras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Semana de Conciliação visa negociar 119 mil dívidas em Teresina

TJ-PI realiza a XIV Semana Nacional de Conciliação em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.