Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Muitas vidas correm perigo”, diz Sílvio Mendes sobre colapso na Saúde

Ele lembrou que o Hospital de Urgência de Teresina foi construído em sua gestão e está em colapso.

O ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes usou as redes sociais para se manifestar sobre o colapso no Sistema Público de Saúde da Capital que vem se agravando ao longo dos meses. De acordo com ele, o Hospital de Urgência de Teresina – concebido em sua administração – e as pessoas que lá estão, pedem socorro há muitos meses.

Conforme Sílvio, que é médico de formação e está como pré-candidato a prefeito, os pacientes que estão desassistidos no HUT correm risco de morte pela ausência das condições de tratamento adequadas para cada caso. Diante da situação caótica, ele afirmou que o Dr. Pessoa perdeu a capacidade de gerir a Saúde do Município.

A post shared by Sílvio Mendes (@silviomendespi)

“Nas crises, o bom senso deve prevalecer. Falo da grave crise que atravessa o HUT, que construímos para aliviar sofrimentos e salvar vidas. Há tempos, os profissionais de saúde que lá trabalham pedem socorro pelas faltas de condições para tratarem as pessoas como elas merecem e devem ser tratadas, correndo até riscos por não poderem realizar esses tratamentos. Sem exagero, a prefeitura perdeu a capacidade de gestão do sistema público de saúde da nossa Capital. É urgente, pois muitas vidas correm perigo, sem exagero”, declarou Sílvio Mendes.

O ex-prefeito da Capital disse também que é necessário superar a burocracia e ajudar aqueles que precisam porque “a dor não espera”. Ainda conforme Sílvio, é preciso garantir o direito fundamental assegurado a cada cidadão de contar com uma Saúde de qualidade.

“Como cidadão, como médico, como ex-gestor que construiu o HUT e a maior parte da rede de Saúde desta cidade, faço apelo às instituições profissionais, às instituições de controle, ao Ministério Público e a quem mais possa ajudar neste momento; é urgente e a solução é para hoje. A dor não sabe esperar, a burocracia tem que ser superada para beneficiar as pessoas daquele direito fundamental, que é o direito à vida, o direito à sua saúde. Vamos trabalhar pelo HUT, vamos acudir o HUT, vamos socorrer o HUT e quem mais lá trabalha e quem dele precisa”, prometeu o ex-prefeito.

CRM elencou irregularidades

O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou, nessa quarta-feira (27), o resultado das fiscalizações realizadas em várias unidades de Saúde da rede municipal de Teresina. Foram detectadas diversas irregularidades, entre elas, a falta de medicamentos e insumos, além de condições insalubres de trabalho para os médicos e demais profissionais.

Equipamentos foram retirados do HUT

Nessa quarta (27), a empresa que aluga aparelhos de raio-x e tomógrafos desinstalou e retirou os equipamentos de vários hospitais do Município, devido ao não pagamento do aluguel. Com isso, o atendimento ficou bastante comprometido, sobretudo no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Os equipamentos do HUT foram reinstalados no final da noite de ontem, após acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.