Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Exclusivo: saiba quem são os empresários do Piauí alvos de operação da Polícia Civil

Ao todo foram cumpridos 6 ordens judiciais nas investigações que apuram uso de emendas parlamentares.

O GP1 obteve, com exclusividade, a identificação dos alvos da “Operação Fomento”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (09) pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR). Dentre eles estão o presidente do Instituto Piauí e Desenvolvimento, Francisco das Chagas Alves Medeiros, o proprietário da Refrilux Construções, José Roberto Ribeiro da Silva, e a empresária Flávia Pereira Lima, responsável pela empresa FL2.

Conforme a Polícia Civil do Piauí, em 2021 a Controladoria Geral do Município de Teresina identificou possíveis irregularidades na prestação de contas do Carnaval realizado no ano de 2020, nos bairros Anita Ferraz e Pedra Mole, zona leste da Capital, que contou com emendas parlamentares de dois vereadores da Câmara Municipal de Teresina, no valor total de R$ 778.060,00 (setecentos e setenta e oito mil e sessenta reais).

Com o início das investigações, a Polícia Civil do Piauí identificou que os valores foram utilizados em sua totalidade pelo Instituto Piauí e Desenvolvimento, que contratou a empresa FL2 para executar as festas de Carnaval.

Durante as oitivas, os policiais constaram que a prestação de contas indicava tão somente a execução total das festas, mas não havia recibos ou notas que justificassem a contratação dos serviços de forma discriminada, como explicou o delegado Denis Sampaio.

"Em 2021 a gente recebeu da Controladoria Geral do Município uma informação de que a prestação de contas de dois termos de fomento - que foi o instrumento utilizado para fazer a parceria do poder público com a organização da sociedade civil para realização de um carnaval nos bairros Pedra Mole e Anita Ferraz - estava irregular. Então começamos a investigar, a apurar quem eram essas empresas, os empresários, e ouvimos algumas pessoas. A gente constatou realmente que essa prestação não tinha como ser regular, porque algumas pessoas que prestaram serviços sequer emitiram recibo daquele serviço, recebiam em espécie logo após a apresentação e não era pedido nada. Então, a gente pediu esses mandados de busca para que a gente completasse, colhesse mais elementos de provas para a gente finalizar esse inquérito policial”, explicou.

Sequestro de bens

Com o aprofundamento das investigações, os policiais constataram a aquisição de um veículo modelo Toyota Corolla Hibrido pelo cunhado da dona da empresa FL2, responsável pela execução do Carnaval nos bairros Anita Ferraz e Pedra Mole. Para a Polícia Civil, o automóvel foi adquirido com dinheiro proveniente das emendas parlamentares e, por isso, conseguiram na Justiça o sequestro do carro em poder do proprietário da Refrilux Construções.

Foto: Alef Leão/ GP1Carro foi apreendido pela DECCOR durante a Operação Fomento
Carro foi apreendido pela DECCOR durante a Operação Fomento

“A gente tem fortes indícios por exemplo da compra de um automóvel com esses recursos. Os recursos dos termos de fomento foram provenientes de duas emendas de parlamentares diferentes da Câmara de Teresina", relatou o delegado Dennis Sampaio.

Prisão em flagrante

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão contra o empresário José Roberto Ribeiro da Silva, proprietário da Refrilux, os policiais encontraram uma pistola calibre .9mm e 99 munições. Em razão disso, ele foi preso em flagrante e encaminhado para a seda da DECCOR, onde foi arbitrada fiança e ele foi liberado logo depois.

Foto: Divulgação/PC-PIMunições e arma de fogo apreendidas
Munições e arma de fogo apreendidas
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.