Fechar
GP1

Bertolínia - Piauí

OAB realiza ato de desagravo por prisão de advogado em Bertolínia

Willians Fonseca foi preso em 12 de dezembro ao questionar a abordagem de policiais militares.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, se reuniram em ato de desagravo público pela prisão do advogado Willians Lopes Fonseca, preso em 12 de dezembro de 2023 pela Polícia Militar de Bertolínia, no Sul do Estado. O ato, realizado nessa sexta-feira (26), reforçou a posição de repúdio dos advogados aos policiais militares.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da OAB/PI, advogado Celso Barros, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB/PI, Albelar Prado, o diretor da Escola Superior de Advocacia, Thiago Carcará, entre outros porta-vozes da advocacia piauiense.

Foto: Divulgação/OAB-PIRepresentantes da OAB em ato de desagravo por prisão do advogado Willians Fonseca
Representantes da OAB em ato de desagravo por prisão do advogado Willians Fonseca

Durante o ato, o presidente da OAB leu a nota de desagravo emitida pela OAB, na qual deixou um recado para os agentes públicos que realizaram a prisão do advogado. “Estamos aqui nesse dia 26 de janeiro de 2024 vindo em especial para fazer um ato de solidariedade, de apoio e de desagravo ao colega advogado Willian Fonseca. O ato consiste em uma manifestação pacífica dos advogados, uma manifestação da OAB em favor de uma causa, em favor de alguém, em favor do exercício da advocacia”, iniciou o presidente da OAB/PI.

Foto: Divulgação/OAB-PIPresidente da OAB/PI lê nota de desagravo
Presidente da OAB/PI lê nota de desagravo

“Fica aqui uma mensagem aos policiais militares: 'Os policiais militares são agentes públicos, assim como todo e qualquer servidor público, devem obediência à lei. Nós não somos inimigos de ninguém, estamos aqui para servir a lei, servir a Justiça e também servir a nossa própria Polícia Militar, que não pode ser jamais distanciada das instituições que fazem parte do Estado Democrático Brasileiro'”, finalizou Celso Barros.

Foto: Divulgação/OAB-PIAdvogado Willians Fonseca esteve presente
Advogado Willians Fonseca esteve presente

O advogado Willians Fonseca, também esteve presente, e relatou o sentimento de ter sido interpelado no exercício de sua função. “O advogado diante de uma injustiça não tem uma faculdade, mas sim um dever em se manifestar em defesa daquele que está sendo injustiçado. O seu filho, dona Antônia, jamais será covarde. Jamais deixarei de combater uma injustiça. Foi a profissão que escolhi, exerço ela”, finalizou Fonseca.

Relembre o caso

Em vídeo publicado nas redes sociais, o advogado Marcelo Trindade mostrou o momento em que Willians Fonseca é preso por uma equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, após questionar a abordagem dos policiais em uma ocorrência.

Tudo teria começado após um jovem colidir contra uma viatura da PM durante uma vaquejada na cidade. Ele chegou a procurar os responsáveis no evento, porém, ao não localizá-los, retornou para cada. Em seguida, os policiais foram até a residência do rapaz, que chamou o advogado Marcelo Trindade para resolver o caso.

Quando o advogado chegou ao endereço do jovem, foi “trancado” por duas viaturas, momento em que os policiais também exigiram que o rapaz se apresentasse. Diante do caso, Marcelo acionou o colega Willians Fonseca, que ao chegar no local, tentou negociar.

No entanto, ao questionar a ação realizada pelos policiais, Willians Fonseca recebeu voz de prisão e em seguida foi algemado e encaminhado à Delegacia de Uruçuí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.