Fechar
GP1

Política

Lula determina revogação de 8 privatizações em andamento

O presidente orientou os novos ministros revogar os atos que dão segmentos às privatizações estatais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a revogação dos processos de privatização de oito estatais. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (02).

O presidente empossado divulgou uma lista de empresas que devem ser incluídas na retirada dos atos que dão seguimento às privatizações de estatais. São elas:

Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras

Empresa Brasileira De Correios e Telégrafos - ECT

Empresa Brasil De Comunicação - EBC

Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência - Dataprev

Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - Nuclep

Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. -Pré Sal Petróleo S.A

Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB

O despacho justifica a medida em razão de uma necessidade “de assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado no qual está inserida a referida atividade econômica”.

Ainda na resolução, Lula determinou aos novos ministros revogar os atos que dão segmentos às privatizações de estatais. E com base nas empresas listadas, a adoção de medidas para interromper a desestatização das companhias foi instada aos ministros da Casa Civil (Rui Costa), da Agricultura e Pecuária (Carlos Fávaro), de Minas e Energia (Alexandre Silveira), das Comunicações (Juscelino Filho), da Fazenda (Fernando Haddad), da Previdência Social (Carlos Lupi), Secretário de Comunicação Social ( Paulo Pimenta), além do presidente do programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

Após a publicação do despacho, as ações da Petrobras chegaram a cair mais de 6% nesta manhã, com os investidores ainda de olho nas ações do futuro presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.