Fechar
GP1

Brasil

Indicação de Zanin para o STF deve ser votada até 21 de junho

Zanin será o nono indicado por Lula ao STF, ao longo das suas 3 passagens pela Presidência da República.

O líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), anunciou nesta terça-feira (06) que a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins, para o Supremo Tribunal Federal (STF), será analisada até o dia 21 de junho.

Parlamentar afirmou que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), concordou com um "rito célere" para o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia indicado que a análise do nome de Zanin não será bloqueada na Casa.

Para que a indicação seja aprovada, Zanin precisa do voto favorável de 41 senadores. Caso seja aprovado, poderá permanecer no STF, de acordo com os critérios atuais, até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos. Ele ocupará a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou antecipadamente no dia 11 de abril.

Zanin será o nono indicado por Lula ao STF durante suas três passagens pela Presidência da República. Até o final de seu mandato, Lula terá pelo menos mais uma indicação, quando a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, completar 75 anos e se aposentar em 2 de outubro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.