Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: Wellington Dias anuncia redução de 32% no número de mortes

“Ficamos tristes pelas vidas que perdemos, mas temos um sinal de condições para controlar o coronavírus” declarou o governador.

O Piauí teve uma queda de 32% no número de óbitos por coronavírus (covid-19) no Piauí. De acordo com registros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ocorreram na última semana, 130 mortes contra 192 na semana anterior.

O comparativo mostra que 62 vidas foram salvas em 7 dias. O anúncio foi feito nesse sábado (11), pelo governador do Estado Wellington Dias (PT-PI), que avaliou os números. “Ficamos tristes pelas vidas que perdemos, mas temos um sinal de condições para controlar o coronavírus” declarou o governador.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias  Governador Wellington Dias

Medidas de restrição

O decréscimo vem ocorreu após a determinação de medidas restritivas nas atividades econômicas implementadas na semana passada e repetidas nesse sábado e domingo em todo o Piauí.

Wellington atribuiu também a queda a várias outras medidas que o governo vem adotando para combater a pandemia, a exemplo, das barreiras sanitárias, atividade da segurança pública, aos profissionais de saúde e as ações de diagnóstico e tratamento precoce através do Programa Busca Ativa e do aplicativo Monitora Covid-19.

A estratégia de identificar os doentes de forma precoce e tratá-los na fase inicial da doença, desenvolvida no Piauí desde o início da pandemia por recomendação do Comitê de Operações Emergenciais (COE), acaba de ser adotada como uma diretriz em nível nacional.

O Ministério da Saúde anunciou a alteração do protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes procurem um médico. Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves.

Alerta da OMS

Wellington chamou atenção para um alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), destacando a necessidade de se aprender a conviver com o coronavírus, que deve seguir em transmissão mesmo após a descoberta da vacina. “A parte do poder público de garantir estrutura para atendimento, medicamentos, testes e exames, o Piauí está preparado. Mas tem uma parte que depende de cada pessoa: garantir os cuidados, o distanciamento, o uso da máscara, a higiene das mãos, o isolamento adequado para evitar pegar o coronavírus”, concluiu o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba o que vai abrir neste sábado no Piauí com decreto de Wellington Dias

Veja o que vai abrir neste final de semana na cidade de Teresina

Governador Wellington Dias decreta lockdown parcial no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.